Cartaxo renomeia BRT como ‘Linha Troncal’ e pede empréstimo de R$ 52 milhões para projeto

O prefeito Luciano Cartaxo (PV) enviou Mensagem à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) pedindo autorização para contrair um empréstimo de aproximadamente R$ 52 milhões para a construção de uma “Linha Troncal de Transporte Coletivo de Massa” na avenida Dom Pedro II. O projeto, de acordo com o superintendente da Semob, é o mesmo apresentado em 2017 para o BRT (Bus Rapid Transit, ou “ônibus para trânsito rápido”, em tradução livre), agora renomeado.
Essa Linha Troncal poderá, inicialmente, funcionar com os dois tipos de veículos: os ônibus regulares que já circulam na cidade, e os chamados “veículos inteligentes”, com alta capacidade, informações em tempo real, piso elevado e ar condicionado, afirma a prefeitura.
Em audiência pública, nesta terça-feira (11), às 11h, os vereadores irão discutir a viabilidade dessa proposta.
O tema foi assunto de um encontro entre o superintendente da Semob (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa), Adalberto Alves, e vários vereadores de João Pessoa, na Câmara, nesta segunda-feira (10).
De acordo com a Semob, “A avenida Pedro II irá passar por uma intervenção viária para receber veículos de massa que irão fazer o transporte de passageiros do bairro até o Centro da cidade”, afirma Adalberto Alves. Segundo ele, o projeto compreende, ainda, a construção de dois terminais inteligentes: um, já anunciado pelo prefeito Luciano Cartaxo (PV), ao lado do Terminal Rodoviário Severino Camelo, no Varadouro, e outro, no bairro de Mangabeira.
CLICKPB



BORGES NETO LUCENA INFORMA