Centro de Zoonoses realiza mais de 3 mil cirurgias de esterilização de cães e gatos


O Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz) de João Pessoa realizou 3.041 cirurgias de esterilização de cães e gatos no ano de 2018. O serviço é realizado mediante um cadastramento do dono do animal, seguido por um agendamento. Na semana passada, foram agendados 500 procedimentos cirúrgicos para os meses de janeiro e fevereiro. Para realizar a esterilização, os animais devem estar na faixa de oito meses até oito anos de vida.
De acordo com o gerente do Centro de Zoonoses, Nilton Guedes, a cirurgia de esterilização não é considerada perigosa e os riscos envolvidos são os mesmos de qualquer procedimento cirúrgico.
“Os animais que passam pela castração recebem alta no mesmo dia. Mas para a realização da esterilização, os animais devem apresentar bom estado de saúde e se submeterem a alguns critérios de segurança, como exame de hemograma e triagem clínica, e não estar na fase de amamentação, nem no cio”, explicou Nilton Guedes.
O cadastramento da população interessada na esterilização dos seus animais é realizado na sede do Cvaz, na Avenida Walfredo Macedo Brandão, 100, Bancários, no horário de 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. É necessário apresentar um documento de identificação com foto e comprovante de residência no município de João Pessoa.
Após o cadastro, o dono do animal deve retornar ao Cvaz para realizar o agendamento da cirurgia. Para mais informações, a população pode entrar em contato por meio dos telefones: 3218-9357 ou 3214-3459.
Secom-JP 

BORGES NETO LUCENA INFORMA