Cerca de 57% dos pequenos negócios da Paraíba não aceitam pagamento em cartão, diz Sebrae

Uma pesquisa feita pelo Sebrae indicou que cerca de 57% do pequenos empresários da Paraíba não usam máquinas de cartão em seus estabelecimentos. De acordo com o Sebrae, o percentual indicou que o uso das chamadas maquinetas ainda não são uma realidade nos pequenos negócios.
O índice da Paraíba é próximo do registrado no Brasil, quando 54% dos pequenos negócios não aceitam pagamento de débito ou crédito. As principais razões citadas pelos empresários para não trabalhar com esta modalidade de pagamento foram a de preferir outras formas de recebimento das vendas (69%), o fato de a empresa estar com baixo volume de vendas (43%) e as altas taxas de descontos e a antecipação de recebíveis (41%).
A pesquisa, realizada pela Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae, mostrou também que a maioria dos pequenos empreendedores paraibanos que utilizam as máquinas de cartão adotou a modalidade de pagamento há cerca de um ou dois anos, correspondendo a 32% do total dos empresários que adotaram as maquinetas.
Logo em seguida, cerca de 29% dos pequenos empresários, usam as máquinas de pagamento em débito e crédito há cinco anos ou mais. Outros 23% estão com a modalidade de pagamento no cartão há menos de seis meses.
Para esses pequenos empresários, os maiores benefícios conquistados foram a satisfação do cliente (83%), o aumento da segurança (74%), o crescimento do faturamento (62%) e do volume de vendas (53%).
A pesquisa realizada com os micro e pequenos empresários da Paraíba também traz informações sobre o comportamento do consumidor no que diz respeito a procura por descontos. Conforme 70% dos entrevistados, seus clientes sempre pedem desconto para compras com pagamento à vista. Outros 14% disseram que isso acontece às vezes, enquanto 16% relataram que os clientes nunca solicitam o desconto.

G1/PB


BORGES NETO LUCENA INFORMA