Defesa Civil confirma que 15 árvores foram derrubadas em Campina Grande e AESA prevê mais chuvas


Um dia após a forte chuva com ventania  registrada na manhã desta segunda-feira (28) em Campina Grande, ainda é possível ver os estragos. A ventania teve um efeito devastador na Rainha da Borborema.  Segundo o coordenador da Defesa Civil, Ruiter Sansão, a chuva causou diversos estragos pela cidade, mas não houve registro de feridos. A Defesa Civil está em alerta e monitorando as principais áreas de risco da cidade.

No total, 15 árvores foram arrancadas com a ventania. A força do vento também derrubou 14 outdoor, arrastou telhados e derrubou muros. A Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), prevê chuvas fortes em várias regiões do Estado.

As chuvas e ventanias de ontem causaram estragos em Campina. Segundo a Defesa Civil, houve quedas de árvores e desabamento de tetos de residências. Além disso, a estrutura de um posto de gasolina foi danificada e parte do teto das arquibancadas do estádio do Campinense, o Renatão, desabou.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, os ventos marcaram 60 km/h. Segundo relato de moradores, tetos de quadras escolares também desabaram e telhas de alguns condomínios da cidade também foram arrancadas com a ventania.

A chuva teve início por volta das 12h. Os vendedores da Feira Central de Campina Grande precisaram deixar o local após a Defesa Civil emitir um alerta sobre o teto do Mercado Central cair com a chuva. Segundo o órgão, na quarta-feira (16), houve registros de danos na estrutura do local.

Além de Campina Grande, também houve registro de chuvas em João Pessoa, Sumé e Monteiro entre o domingo (27) e esta segunda-feira (28).

De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a capital registrou uma precipitação de 28,4 mm do sábado para o domingo e 14,6 nesta segunda.

“Nós mandamos um aviso meteorológico desde às 10h30 desta segunda (28) e nesse aviso continha realmente a possibilidade dessas chuvas, desde o Litoral até em pontos isolados do estado, principalmente nas regiões do Agreste e do Brejo, e em alguns locais do Cariri e Curimataú", disse a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira.
PB Agora
 BORGES NETO LUCENA INFORMA