Torneio de futsal reúne times LGBTQ+ em JP neste domingo

                               LGBTQ
João Pessoa vai sediar neste domingo (12) o primeiro torneio de futsal com time LGBTQ da Paraíba. A competição, que ocorre entre das 8h às 18h, é organizada pelo Dandara Futebol Clube LGBTQ+, vai reunir seis times e tem como missão incluir e expandir a participação da população LGBTQ no futsal paraibano.
Os jogos vão ser disputados no ginásio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que fica no bairro do Castelo Branco. Ao Portal Correio, Pzeus Rodrigues, que é um dos organizadores do evento e presidente do Dandara, falou que o evento deve reunir cerca de 50 participantes, todos LGBTQs.
“Eu jogo futebol desde que me entendo por gente e em 2017 eu vi uma reportagem sobre um time de São Paulo composto apenas por homens gays ou bissexuais. Tive a ideia de fazer um time composto por pessoas LGBTQs aqui em João Pessoa. Começamos em setembro com menos de dez participantes e hoje já temos cerca de 30 pessoas jogando. Vamos nos reunir e, com a participação de outros times também de LGBTQs, iremos promover esse torneio inclusivo”, afirmou Pzeus.
A ideia do torneio ocorreu após o Dandara manter contato com diversos clubes brasileiros e estrangeiros voltados ao futebol LGBTQ e receber convites para participar de torneios. Sem patrocínio, os jogadores não podem viajar, mas vão utilizar o torneio local para abraçar outras pessoas que tenham interesse no esporte.
“A gente recebeu convite para participar do primeiro torneio Nordestino de Futebol LGBTQ, mas não temos como ir por falta de recursos. Queremos expandir e divulgar a ideia e formar cada vez mais times LGBTQ em outras cidades paraibanas e também em estados vizinhos e dar esse gostinho do esporte para todos, inclusive aqueles que nunca chutaram uma bola na vida. Nosso lema é de inclusão”, finalizou Pzeus Rodrigues.
Para acompanhar o torneio, a população deve ir até o ginásio da UFPB e doar um quilo de alimento não perecível ou um produto de limpeza. Os materiais arrecadados serão entregues ao Lar de Idosos Mãe Nazinha, que fica no município de Cabedelo, na Grande João Pessoa.

PORTAL CORREIO

BORGES NETO LUCENA INFORMA