Governo amplia vagas do ‘Se Liga no Enem’ para alunos da Paraíba

Foi anunciada a abertura do edital e a ampliação do programa ‘Se Liga no Enem’, destinado aos alunos da rede estadual de ensino, que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, João Azevêdo, durante o programa ‘Fala, governador’, desta segunda-feira (11), no qual foi informado que as aulas do programa vão beneficiar 11.160 alunos este ano.
Conforme o Governo do Estado, em 2018 o PBVest atendeu 8 mil alunos, o que corresponde a uma ampliação de 39,5% no número de estudantes beneficiados.
Ainda de acordo com o anúncio, o ‘Se Liga no Enem nas Escolas’ será realizado em 64 polos presenciais, beneficiando quatro mil alunos das escolas regulares e 5.390 das escolas integrais.
Já o ‘Se Liga no Enem para Egressos’ ocorrerá em quatro polos presenciais para 720 alunos e 14 polos de Educação a Distância para 1.050 alunos.
Na edição de 2019 serão realizados 28 eventos de preparação aos sábados, envolvendo 17,6 mil alunos. No ano passado, ocorreram 17 edições, contemplando cinco mil estudantes. As ações de preparação para o Enem também vão envolver núcleos de redação, simulados e formação de professores.

Outras ações

Dentro das ações de preparação para o Enem, o governo irá disponibilizar núcleos de redação, com livros, banca de corretores e plataforma digital, beneficiando 29.826 estudantes de 412, escolas nas 14 regionais de Educação. Ao todo, 603 professores serão orientados nas competências e habilidades do Enem.
João Azevêdo disse que o governo trabalha para garantir que os alunos da rede estadual tenham bons resultados no Enem. “Na nossa concepção, a universidade não é para poucos”, destacou.

Lançamento de prêmios

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual também divulgou o lançamento dos Prêmios ‘Mestres da Educação’ e ‘Escola de Valor’, que, neste ano, farão alusão ao Ano Cultural Jackson do Pandeiro.
O Prêmio Escola de Valor contempla com o 14º salário todos os funcionários das escolas premiadas: gestores, merendeiras, professores, porteiros e vigias. Já a premiação ‘Mestre da Educação’ possibilita que os professores sejam beneficiados com o 14º salário; e caso estejam lotados nas escolas contempladas com o Prêmio Escola de Valor recebam o 15º salário.
Os prêmios são um incentivo para o desenvolvimento de experiências administrativas e práticas pedagógicas exitosas, nas escolas públicas estaduais de Educação Básica.

VITRINE DO CARIRI



BORGES NETO LUCENA INFORMA