Volume do Açude Epitácio Pessoa aumenta 3 cm após cheia no Rio Taperoá; nova recarga é esperada


Com as últimas chuvas caídas na Paraíba, e a cheia do Rio Taperoá, o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, ganhou uma nova recarga e aumentou em três centímetros a sua lâmina de água.

De acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs-PB), a recarga aconteceu após um aumento no volume do Rio Taperoá, motivado pelas chuvas desta terça (5) e desta quarta-feira (6), em Cabaceiras, na mesma região. A recarga corresponde a 349.471 m³ de água.

O açude, que tem capacidade para armazenar até 411.686.287 m³ de água, atualmente está com 20,41% da capacidade total, o que corresponde a 84.042.582 m³, de acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Os moradores foram dormir com o rio seco, e quando acordaram o manancial já estava cheio e a água descendo em direção ao açude de Boqueirão.

A perspectiva que o reservatório que abastece Campina Grande e mais 18 municípios do Compartimento da Borborema, ganhe novas recargas nas próximas horas, devido as águas que correm nos rios Paraíba e Taperóa, mesmo com a suspensão do bombeamento da transposição do Rio São Francisco.

O bombeamento da água da Transposição do Rio São Francisco para o açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, foi suspenso pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). De acordo com a pasta, a suspensão ocorreu desde a última sexta-feira (1), para ajustes e verificações do funcionamento dos equipamentos hidromecânicos.

SL
PB Agora

BORGES NETO LUCENA INFORMA