João Pessoa sedia Circuito de Atletismo, halterofilismo e Natação

Começa nesta sexta-feira, 15, a etapa regional Norte-Nordeste do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação sediada em João Pessoa. O evento acontece na Vila Olímpica, que fica localizada na R. Desportista Aurélio Rocha, no bairro dos Estados. A competição conta com a participação de 592 atletas (299 de atletismo, 173 nadadores e 120 halterofilistas). Três medalhistas paralímpicos estão inscritos e estarão em ação neste fim de semana: os potiguares Thalita Simplício (atletismo), Adriano Lima e o gaúcho Luis Silva (natação).  
 
Os atletas que alcançarem os índices estabelecidos pelo departamento técnico do CPB garantem participação nas etapas nacionais. A terceira fase nacional receberá a denominação de Campeonato Brasileiro, em setembro e outubro, e reúne os melhores do ano. As três competições serão realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
A competição será o segundo estágio do Circuito, cuja abertura aconteceu em São Paulo, nos dias 23 e 24 de fevereiro. Haverá ainda as fases regionais Centro-Leste, nos dias 30 e 31, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), de 12 a 14 de abril. 
Em João Pessoa, haverá a presença de halterofilistas de destaque do país. Os principais nomes da modalidade estiveram em ação na Copa do Mundo de Dubai, em fevereiro, e agora tentarão o pódio também no evento em solo nordestino. Lara Aparecida, João Maria Júnior, Maria Rita, Marcos Terentino, Vinicios Freitas e Lucas Santos são os medalhistas do evento internacional que competirão a partir de sexta-feira. 
Na pista da Vila Olímpica, estarão atletas como o paraibano Joeferson Marinho, da classe T12 (para pessoas com baixa visão), de 20 anos. O companheiro de treinos de Petrúcio Ferreira, campeão mundial e paralímpico da classe T47 (para amputados de braço), é uma das jovens apostas do Comitê. A natação, terá nomes mais conhecidos do esporte, como Rildene Firmino, como destaque.
 
O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2019, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade - haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.
 
Serviço
Data: 15, 16 e 17 de março
Cidade: João Pessoa (PB)
Local:  Vila Olimpica de João Pessoa - R. Desportista Aurélio Rocha, S/N - Estados, João Pessoa - PB, 
 
Programação* 
Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação - Etapa Regional Norte/Nordeste
Sexta (15/3) - 9h às 12h e 15h às 18h
Sábado (16/3) - 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (17/3) - 8h às 12h
*Sujeita a alterações
CLICKPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA