Cartões amarelos serão cumulativos, e haverá suspensão automática para treinadores no Brasileiro


O seu técnico pode entrar em campo pendurado para a próxima rodada. E não tem a ver com a balança que tira treinador rodada sim, outra também no futebol brasileiro. A nova regra que o Brasileiro 2019 estreia no fim de semana prevê não só cartões amarelos e vermelhos a treinadores dos clubes, como também suspensões a cada três amarelos e, claro, pelo cartão vermelho nas partidas.
A regra já é aplicada a jogadores e chega nesta edição da competição de 2019 aos técnicos de futebol. Em caso de três cartões amarelos, o treinador será suspenso automaticamente da partida seguinte. No caso de expulsão de campo, o técnico cumpre uma partida de suspensão e vai a julgamento normalmente, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Os clubes receberam ofícios com explicações das novas regras nos últimos dias. O novo presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, ex-árbitro de futebol, colocou instrutores à disposição das equipes para tirarem dúvidas da aplicação das novas regras.
Além dos cartões para técnicos - e também membros de comissão -, há outras mudanças. O toque de mão na bola será marcado em gol e qualquer chance de gol criada, com a jogada sendo invalidada.
A saída de campo em substituições de jogadores deverá ser feita pela linha de campo mais próxima. Na cobrança de pênaltis, o goleiro pode tirar um dos pés da linha do gol antes da batida do jogador adversário. O tiro de meta não deverá mais ser batido de dentro para fora da área.
Nesta sexta-feira, na CBF, Leonardo Gaciba dará uma palestra sobre arbitragem, ao lado de Alício Pena Júnior (Vice-Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF e Instrutor de VAR) e Raphael Claus (Melhor Árbitro do Brasileirão 2018). Entre os temas, a chegada do VAR ao futebol brasileiro e ainda a implantação das novas regras no Brasileiro de 2019.
Confira o ofício da comissão de arbitragem:
"Para complementar as informações contidas na circular n.15m que contém as alterações na regra do futebol, ocorridas durante a 133ª Reunião Geral Anual (AGM) da International Football Association Board (The IFAB) , encaminhamos-lher o documento abaixo "REGRAS DO JOGO 2019/2020 - MUDANÇAS E ESCLARECIMENTOS", com conteúdo completo das alterações já informados na referida Circular.
Apesar do título do documento "REGRAS DO JOGO 2019/2020 - MUDANÇAS E ESCLARECIMENTOS", a CA/CBF confirma que, oportunamente, prestará todos esclarecimentos técnicos que as mudanças ensejarão na prática, vistando, como dito, a alcançar um padrão o mais aproximado possível da arbitragem.
Informamos que os campeonatos brasileiros das séries A, B, C e D desde o seu início serão regidos pelo novo texto e a Copa do Brasil adotará as alterações a partir das oitavas de final. Para as competições de base e feminino, que já estão em andamento informaremos oportunamente quando serão adotadas as alterações da Regra do Jogo.
A adoção das novas regras e orientações nas competições citadas antes de 1º de junho, que é a data oficial da implantação, está autorizada pela IFAB
11 de abril de 2019
Leonardo Gaciba da Silva
Presidente da CA/CBF"
G1 

BORGES NETO LUCENA INFORMA