Por que os ovos de Páscoa são tão mais caros que a barra de chocolate?


Você já sabe que pode comprar muito mais chocolate do que ovos de Páscoa pelo mesmo preço. Segundo a assessora econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Julia Ximenes, o quilo do ovo de Páscoa está ultrapassando R$ 100, e o preço médio do quilo da barra desse mesmo chocolate é menos da metade: R$ 40.
Mas por que isso acontece? As empresas dizem que a produção é muito mais cara. Veja qual é a conta que eles fazem e avalie se vale a pena mesmo.

Por que os ovos são tão mais caros?

O ovo de Páscoa passa por um processo de fabricação muito mais complexo do que uma barra de chocolate tradicional, disse o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas, Ubiracy Fonseca.
A fabricação utiliza muito mais mão de obra manual, e a embalagem é extremamente mais cara, grande, laminada e colorida, diferente de uma caixa de bombom ou de um tablete que tem embalagem simples automática.
Ubiracy Fonseca, presidente da Abicab
Segundo Fonseca, a fabricação começa muito antes da Páscoa, entre setembro e outubro, e esses ovos precisam ficar armazenados em ambiente climatizado, para não correr o risco de derreter. Esse processo de armazenamento contribui para o aumento dos preços.

Transporte encarece o produto

Chocolates em barras ou bombons são transportados com mais facilidade. Já ovos de Páscoa ocupam muito espaço porque são ocos e podem quebrar facilmente.
"Um caminhão, por exemplo, que leva 12 toneladas de tablete de caixas de bombons, só consegue transportar quatro toneladas de ovos", disse Fonseca.

Ovos infantis e embalagens diferenciadas

De acordo com Fonseca, outro quesito que encarece muito os ovos de Páscoa são os famosos personagens. É preciso pagar royalties para cada empresa de personagem. "Há todo um apelo que você paga para isso", disse Fonseca. Além disso, os brinquedos que vêm dentro desses ovos fazem o preço final ficar ainda mais caro.
Embalagens mais sofisticadas também tendem a aumentar o valor para o consumidor final --bem como o tipo do chocolate escolhido.
"O ovo acaba ficando mais caro do que um simples tablete, que é produzido o ano inteiro em uma máquina automatizada, de onde saem centenas de toneladas automaticamente", disse Fonseca.

Veja dicas de como economizar

Para Reinaldo Domingos, educador financeiro e presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), é possível aproveitar a Páscoa sem fazer muitas dívidas. Veja algumas dicas:
  • Faça uma lista com antecedência de quem quer presentear, defina o tamanho dos ovos e a marca
  • Estabeleça um valor para os ovos e não ultrapasse
  • Não compre com cartão de crédito, pois no mês seguinte, a fatura estará lá para pagar
  • Pesquise antes de comprar pela internet e lojas físicas
  • Explique para as crianças o significado do feriado e que os ovos são apenas presentes simbólicos dessa data
  • Não compre ovos com brinquedos se realmente não tiver condições para isso
  • Considere substituir ovos de chocolate industriais pelos caseiros



UOL 
Bruna Alves