Coreia do Norte dispara mísseis de curto alcance, diz agência

Coreia do Norte disparou uma série mísseis de curto alcance, alertou nesta sexta-feira (3) a agência sul-coreana Yonhap. Segundo a nota, o projétil norte-coreano foi lançado da cidade de Wonsan, na costa leste, por volta das 21h (de Brasília, 9h de sábado horário local).
Ainda de acordo com a Yonhap, as autoridades dos Estados Unidos e da Coreia do Sul vão avaliar os detalhes do lançamento. É o primeiro teste com mísseis desde novembro de 2017, quando o regime disparou projéteis balísticos em direção ao Pacífico – no auge da crise entre o regime de Kim Jong-un e a Casa Branca.
Após as tensões entre EUA e Coreia do Norte se acalmarem, os norte-coreanos se comprometeram a parar com lançamentos de mísseis de médio e longo alcance. O teste desta sexta-feira não entra nesse rol, mas mostra um recuo nas relações entre os dois países (leia mais no fim da reportagem).
Considerando testes com outros tipos de armas táticas, os lançamentos desta sexta-feira foram o segundo em menos de um mês.
Em 17 de abril, Kim Jong-un supervisionou o lançamento teste de uma nova arma tática guiada no país, informou a agência estatal norte-coreana KCNA. O governo dos Estados Unidos confirmou o lançamento, mas não entrou em detalhes.

Mísseis geram impasse com os EUA

As conversas entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte estão sob impasse desde que a segunda reunião entre Donald Trump e Kim Jong-un terminou sem nenhum acordo firmado. Há uma semana, em Washington, o presidente norte-americano disse que estava disposto a ter um novo encontro com o líder norte-coreano.
Trump e Kim se reuniram duas vezes, em Hanói (fevereiro) e em Singapura (junho). Apesar da demonstração de boa vontade, os dois líderes fracassaram em entrar em um acordo sobre o fim dos programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte e a retirada das sanções econômicas sobre o país.
G1 


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários