Governo Federal bloqueia 35 bolsas de pesquisa para alunos de mestrado e doutorado na UFPB

O Governo Federal bloqueou nesta quinta-feira (09) 35 bolsas de pós-graduação de alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foram atingidos vários programas de pesquisa que haviam sido anunciados como prioridade do Governo, tais como de Engenharia Civil e Ambiental, Engenharia Mecânica, Ciências Jurídicas e Ciências Agrárias.
A pró-reitora de Pós-Graduação da UFPB, Maria Luiza, confirmou a informação em entrevista ao ClickPB e disse que as vagas que estavam disponíveis para implantação de novas bolsas foram retiradas do sistema pelo Ministério da Educação (MEC). As bolsas são oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão ligado ao MEC.
"Se eles adotarem essa postura todo mês, vão acabar com todas as bolsas", lamenta a professora Maria Luiza. Ela se mostrou preocupada e disse que a UFPB agora se depara com a insegurança no sistema de implantação de bolsas. O bloqueio atinge somente a concessão de novas bolsas e s que já existem estão mantidas.
Somente no campus de Areia, no Agreste do Estado, foram bloqueadas 12 bolsas na área de Ciências Agrárias. De acordo com a pró-reitora, esse quantitativo representa "mais de 10% da bolsas de Areia. Um Campus como o de Areia, não sobrevive sem bolsas".
Na área de Engenharia Mecânica foram canceladas outras seis bolsas. Outras três bolsas também foram bloqueadas na pós-graduação de Engenharia Civil e Ambiental. Outras áreas que registraram a perda de bolsas foram Arquitetura, Ciências da Informação, Ciências Jurídicas, Biotecnologia e Física.
Nesta quarta-feira (08), o Capes anunciou a suspensão na concessão de bolsas de mestrado e doutorado. No entanto, não foi anunciado o total de bolsas bloqueadas, nem as áreas de pesquisa ou o valor total.
CLICKPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários