Ministro da Saúde defende vacina da gripe e alerta para ‘fake news’: ‘Não sabem o drama do que é uma pólio’

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, pediu neste sábado (4) que a população se imunize contra a gripe. Em evento no Leme, Zona Sul do Rio, dentro do “Dia D” de combate à doença, Mandetta alertou para a disseminação de informações sobre efeitos colaterais inexistentes da dose.
“As gerações mais novas não sabem o drama do que é uma sequela de pólio, uma cegueira do sarampo, uma encefalite da caxumba e às vezes arrisca. Escuta fake news e acha que a vacina tem alguma... Não, a ciência está aí pra nos ajudar”, afirmou.
“Há uns 15 dias, o prefeito de Nova York decretou emergência e vacinação compulsória contra uma epidemia de sarampo. Quando você tem essas doenças infecciosas, isso prejudica o turismo, a abertura de empresas e o ambiente de negócios”, emendou Mandetta.
O Ministério da Saúde anunciou que 41,8 mil pontos de vacinação estarão abertos neste sábado, e 196,5 mil funcionários serão envolvidos.
Até sexta-feira, 14,5 milhões de pessoas haviam sido vacinadas no Brasil. Mesmo quem não conseguir se vacinar neste sábado pode comparecer aos postos até 31 de maio. A meta é imunizar pelo menos 90% do grupo prioritário, de cerca de 59,5 milhões de pessoas.

Quem deve tomar a vacina?

As vacinas oferecidas gratuitamente pelo governo são destinadas a:
  • Crianças de 6 meses a 5 anos de idade;
  • Gestantes; puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias;
  • Idosos;
  • Profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade.
  • Portadores de doenças crônicas (HIV, por exemplo) que fazem acompanhamento pelo SUS também têm direito à vacinação gratuita.
Quem não faz parte dessas categorias pode adquirir a vacina contra a gripe na rede privada por cerca de R$ 100 a 150.

Divulgação no Cristo Redentor

Na sexta-feira (3), o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi iluminado com as cores verde, amarelo e azul, como forma de divulgar a campanha de vacinação contra gripe.
De acordo com o Ministério da Saúde, "a ação tem o objetivo de alertar a população sobre a importância de manter a caderneta de vacinação em dia e chamar o público prioritário para o Dia D da campanha".
G1 

BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários