Operação Verão já notificou quase mil veículos

Quase mil veículos já foram notificados na "Operação Verão 2012" montada pelo Detran da Paraíba, com base de apoio na Praia de Camboinha, em Cabedelo, local onde o fluxo de veículos e de turistas aumenta significativamente nesta época do ano. "Essa base será o local de onde as equipes seguirão diariamente para os pontos de fiscalização e para onde serão levados os veículos apreendidos", esclarece a assessoria do Detran.

Embora tenha tido lançamento oficial somente agora, as ações da operação vêm sendo executadas desde o dia 14 de dezembro, com o inicio da alta estação, com o objetivo de oferecer mais segurança aos paraibanos e aos turistas no período de alta temporada.

Segundo o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, no momento em que a frota ultrapassa 805 mil veículo, a chegada dos turistas exige ainda mais cuidados com o trânsito. "O Governo do Estado não poderia ficar omisso diante da necessidade de intensificar a fiscalização”, ressaltou.

As ações da operação consistem na realização de blitzen, com ou sem a ajuda de outros órgãos de trânsito e de segurança pública. A idéia é verificar a documentação de condutores e veículos e evitar o descumprimento da legislação de trânsito. Na base de apoio, foram instalados terminais de computação que permitirão a consulta online da situação dos veículos no banco de dados do Detran.

Trânsito seguro – Durante toda a ação, a equipe da Divisão de Policiamento de Trânsito terá o suporte da Divisão de Educação para o Trânsito, distribuindo material educativo e conscientizando a população da necessidade de uma mudança de comportamento para a construção de um trânsito melhor e mais seguro. O uso do quadriciclo e o consumo do álcool antes de dirigir estão entre os principais focos das fiscalizações. O quadriciclo só pode ser utilizado em área rural ou privativa – e o Detran anunciou que não permitirá que estes veículos coloquem a vida dos banhistas em risco, circulando na areia ou mesmo nas ruas próximas às praias.

Balanço inicial – Mesmo antes de ser aberta oficialmente, a "Operação Verão” já notificou 998 veículos e apreendeu 102, sendo 23 motocicletas do tipo "cinquentinha”. Quatorze motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito do álcool e nove quadriciclos foram apreendidos. A operação também apreendeu 63 carteiras de habilitação e flagrou 38 motociclistas sem capacete e 94 motoristas conduzindo veículos sem a carteira de habilitação.

A ação não será executada apenas nas praias. As fiscalizações e as ações educativas também serão executadas durante os desfiles dos blocos do Projeto Folia de Rua e no Carnaval. Além de oferecer segurança, o Governo do Estado pretende despertar, em cada cidadão, o desejo de contribuir para um trânsito mais fluido e seguro a partir da mudança de atitude.

Secom/PB
BORGES NETO NAÇÃORURALISTA

Postar um comentário

0 Comentários