Empreendedorismo atrai mulheres

É cada vez maior a participação do sexo feminino como donas do próprio negócio. Prêmio do Sebrae, que reconhece essas histórias de sucesso, inscreve até sexta (31)

A categoria de Empreendedor Individual – modalidade de empresa que fatura até R$ 5 mil por mês – é o segmento de maior participação empresarial feminina do país. Nacionalmente, de acordo com Estudo do Sebrae divulgado no início de agosto deste ano, 46% do total registrado nessa categoria são mulheres. Já um terço das micro e pequenas empresas do Brasil são conduzidas pelo sexo feminino. São essas empreendedoras, responsáveis pelo crescimento da inclusão produtiva feminina no país, que podem se inscrever gratuitamente, até a próxima sexta-feira (31) no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

Na Paraíba, o número de mulheres empreendedoras também é expressivo. De acordo com dados da Receita Federal, dos quase 33 mil Empreendedores Individuais registrados no Estado, em agosto de 2012, 44,5% são do sexo feminino. São mais de 14,6 mil mulheres que se formalizaram como empresárias em diversas atividades, como cabeleireiras, costureiras, proprietárias de lanchonetes, de comércio de vestuário ou que oferecem serviços de estética e beleza.

Uma das razões que faz as mulheres buscarem o empreendedorismo é a flexibilidade de horários, uma vez que muitas delas ainda acumulam a administração da casa e dos filhos. “A possibilidade de trabalhar em casa ou ter um horário de trabalho flexível atrai as mulheres para empreender. É uma ótima alternativa para a mulher ter uma fonte de renda e ter tempo para cuidar dos filhos e da casa”, afirmou Maria José Menezes, analista técnica do Sebrae e gestora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

Maria José explica que o prêmio reconhece justamente os relatos de vida dessas mulheres que se dedicam aos negócios. “Uma das principais novidades da edição deste ano é a criação de uma categoria específica para empreendedores individuais”, disse. Além dessa categoria, as empresárias podem se inscrever em “pequenos negócios” ou “negócios coletivos”. Primeiramente, há a etapa estadual e as vencedoras de cada categoria, concorrem ao prêmio nacional (viagem internacional), que acontece em março do próximo ano.

A cada edição, a Paraíba tem participação significativa na premiação nacional. Ganhou as medalhas de prata (pequenos negócios) e de bronze (negócios coletivos) em 2010, e a de prata em 2011 (negócios coletivos). Para a edição 2012, as inscrições seguem até o dia 31 de agosto, próxima sexta-feira, pela internet, no endereço www.mulherdenegocios.sebrae.com.br<http://www.mulherdenegocios.sebrae.com.br/> ou em um das oito agências do Sebrae na Paraíba.


Mulheres são maioria em diversas atividades Apesar dos homens ainda serem maioria no total de EI no Estado, as mulheres dominam diversas atividades. A categoria “atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza”, por exemplo, destaca-se por ser composto por 95% de EI do sexo feminino. As mulheres também são maioria nas atividades de cabeleireiro (79%), comércio de artigos de vestuário e acessórios (73%) e no fornecimento de alimentos para consumo familiar (68%).

Ainda de acordo com o estudo nacional do EI, as mulheres empreendedoras representam a mesma proporção que os homens no setor de serviços (50%) e quase a metade no comércio (48%). Elas são maioria na indústria (52%), setor que inclui muitas atividades próximas de serviços, como produção de marmitas ou quentinhas, bufê para eventos, costureiras, fabricação de bijuterias, confecção de roupas íntimas, bolsas, produção de massas, pães, doces e chocolates, tapeçaria, dentre outros.


AScom
BORGESNETO NAÇÃORURALISTA

Postar um comentário

0 Comentários