Porto de Cabedelo receberá navio com mais de 14 mil toneladas de coque verde de petróleo

A primeira semana de agosto será de grande movimentação no Porto de Cabedelo em função do descarregamento de 14.824.850 toneladas de coque verde de petróleo previsto para chegar à Paraíba por volta do dia 5, no navio Ocean Crystal, que vem de Houston, nos Estados Unidos da América (EUA). A carga é operacionalizada pelo Terminal de Combustíveis Sólidos da Paraíba (Tecop), responsável pela movimentação de mais de 90% de todo o coque que entra no Estado.


A ação, que terá início nesta sexta-feira (03) e que só deve ser concluída no domingo (05), envolverá a circulação de 45 caminhões 24h e cerca de 150 profissionais colaboradores tanto da Tecop quanto da Transportadora Marajó, responsável pela operação de carregamento e movimentação dos veículos. As mais de 14 mil toneladas de coque verde de petróleo serão transportadas de Cabedelo até a cidade de Baraúna, no Rio Grande do Norte, onde a cimenteira Mizu mantém uma de suas fábricas.


Este é o terceiro navio carregado de coque verde de petróleo que chega este ano ao Porto de Cabedelo com o objetivo de alimentar os fornos da Mizu no Rio Grande do Norte. Esta unidade da Mizu possui capacidade para produzir 1,1 milhão de toneladas de cimento por ano, o que demanda um consumo médio de 300 toneladas de coque ao dia. Segundo o gerente geral do Terminal de Combustíveis Sólidos da Paraíba (Tecop) , Adriano Araújo, a maior carga de coque verde já requisitada pela Mizu em 2012 foi uma de 24.060,79 toneladas entregues em março, quando a fábrica ainda não tinha nem começado a operar. Esta foi a primeira carga da Mizu operacionalizada por intermédio da Tecop. Já o segundo navio de coque verde de petróleo importado pela cimenteira chegou à Paraíba em maio, mês de inauguração da fábrica no Rio Grande do Norte. Na época, foram descarregadas 11.481,85 toneladas.



Até o final de 2012, está previsto a chegada de mais três navios da Mizu ao Porto de Cabedelo. A previsão é de que o primeiro deles, agendado para o dia 10 de setembro, desembarque uma carga de 15 mil toneladas de coque verde de petróleo. O segundo, previsto para atracar em Cabedelo no dia 15 de outubro também deve trazer 15 mil toneladas do produto. Já o terceiro e último navio agendado para este ano está previsto para chegar no dia 10 de dezembro, com 10 mil toneladas de coque verde.



O vice presidente da Tecop, Basten Ruijsenaars, explicou que a infraestrutura, o cuidado na operação e o desempenho da equipe do terminal são atributos que têm conquistado cada vez mais os clientes do segmento gesseiro e cimenteiro. “O coque é uma fonte de energia, com preço acessível e as indústrias, principalmente, as cimenteiras e gesseiras, estão aproveitando e utilizando cada vez mais o produto e isso, com certeza, influencia na demanda de nossa atividade.


No entanto, é preciso lembrar que esses empresários também escolhem a Tecop como sua parceira, sobretudo, por causa de nossa estrutura, logística e acima de tudo a operação que está atenta a todas as normas ambientais e de segurança, além disso, com a Tecop, eles têm sempre o produto disponível e na especificação requerida e não precisam se preocupar com contratação de navios, planejamento, suprimento”, afirmou o dirigente.


Ascom
BORGESNETO NAÇÃORURALISTA

Postar um comentário

0 Comentários