Governo se reúne para resolver possível suspensão de empréstimos consignados a servidores


A Secretaria de Administração do Estado está tomando todas as providências para saber por qual motivo os bancos decidiram suspender, a partir de hoje, a liberação de empréstimos consignados para servidores públicos. Até a manhã desta quinta-feira (18), os bancos ainda não tinham comunicado a decisão ao Governo do Estado e por isso ainda são desconhecidos os motivos da suspensão.
A decisão dos bancos em suspender a concessão do empréstimo foi tomada devido à grande demanda de ações judiciais que estão sendo movidas pelos servidores. O problema é que alguns Juízes estão reconhecendo a prática de alguns tomadores de empréstimos de entrar com ações judiciais contra bancos - alegando que desconhecem a operação firmada com as instituições ou que os juros incidentes são abusivos - para livrar-se da dívida e poder contrair outra.
A intenção dessas pessoas é liberar a margem consignada de empréstimo tomado para poder fazer outros empréstimos. O tomador, com um resultado judicial favorável, obtém crédito em outro banco - na maioria das vezes em igual condição do empréstimo anteriormente tomado - e, logo depois, move outro processo contra uma nova instituição bancária, perfazendo uma verdadeira ciranda de empréstimos.
Sem que ao menos os Bancos tenham conhecimento destas ações para se defenderem, os juízes vêm concedendo liminares e tutelas, o que, o que vem causando prejuízo a todos os bancos envolvidos.

Paulo Cosme

Postar um comentário

0 Comentários