Em 2013, foram notificados 1.123 casos novos de tuberculose na Paraíba, o que corresponde a uma taxa de incidência de 29,6 casos por cada 100 mil habitantes, sendo 664 casos bacilíferos, ou seja, os que transmitem a doença. Em 2014, foram notificados 52 casos novos.
Para alertar e conscientizar a população sobre a doença, O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde preparou uma programação especial em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra doença, neste 24 de março. Estão previstas ações de mobilização e conscientização da população em João Pessoa e Cabedelo.
Nesta sexta-feira (21), a Secretaria de Saúde de João Pessoa realizou um pit sto pno Parque Sólon de Lucena (Lagoa). De 24 a 28 de março, será realizada uma programação no Complexo Hospitalar Clementino Fraga (João Pessoa) e mobilizações nas Unidades Básicas de Saúde do município de Cabedelo. “Essas ações têm por objetivo mobilizar a população a procurar os serviços de saúde, divulgando sinais e sintomas da doença, bem como estimulando a busca ativa de casos novos pelos profissionais de saúde”, disse a chefe do Núcleo de Doenças Endêmicas, Mauricélia Holmes.
“O Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose é uma oportunidade de mobilizarmos a população e renovarmos o compromisso com as ações que favorecem o diagnóstico e tratamento oportuno da doença, visando à diminuição da carga de transmissão da Tuberculose no estado e a superação do estigma e preconceito que ainda estão presentes na sociedade”, disse Mauricélia.
Continuidade da Programação – Campanha de Luta Contra a Tuberculose 2014
Programação do Complexo Hospitalar Clementino Fraga
24/03 (segunda-feira) – Café da manhã para os pacientes e apresentação de grupo de teatro;
25/03 (terça-feira) – Cine pipoca apresentando filme sobre a tuberculose pela manhã;
26/03 (quarta-feira) – Palestra na sala de espera;
- Distribuição de material educativo, apresentação e teatro no Parque Solon de Lucena das 8h às 12h;
27/03 (quinta-feira) – Roda de conversa e lanche para os pacientes em atendimento no ambulatório (período da tarde)
28/03 (sexta-feira) – Visita a escolas, com a realização de palestra e distribuição de material educativo.
Programação do município de Cabedelo
De 24 a 28 de março – Durante a semana será realizada uma mobilização nas Unidades Básicas para busca dos sintomáticos respiratórios.
Sobre o Hospital - O Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga, que integra a rede hospitalar do Governo do Estado, atendeu 36.584 pessoas durante o ano de 2013. Nesse mesmo período, foram realizados 90 mil exames laboratoriais. Os dados fazem parte de um relatório elaborado pela unidade de saúde.
Com 159 leitos, o Clementino Fraga presta atendimento nas áreas de infectologia (DST/HIV/Aids), pneumologia sanitária, dermatologia sanitária, pediatria, cardiologia, endocrinologia, psiquiatria, neurologia, neurocirurgia, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia vascular, gastroenterologia, angiologia, hepatologia, odontologia, nefrologia, urologia, proctologia, otorrinolaringologia, clínica geral, ginecologia e homeopatia.
Para atender a demanda, o hospital conta com uma estrutura física e uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e outros profissionais. “A missão da unidade de saúde é prestar um serviço especializado, com qualidade, e humanizado em benefício de todas as pessoas que são acometidas de doenças infectocontagiosas”, destaca a diretora geral, Adriana Melo Teixeira.
Ela fez um balanço dos trabalhos realizados desde o início da gestão até o momento. “Hoje o Hospital Clementino Fraga passou a ser referência em outras patologias como: leptospirose, dengue e hepatites virais, inclusive o usuário pode realizar o exame em hepatite B aqui no hospital”, destacou.
Na área ambulatorial, ainda conta com o Hospital Dia (HD), que tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida dos portadores de HIV/Aids. O HD atende pacientes que necessitam de intervenções em ambientes hospitalares, por um período de tempo limitado (2 a 8 horas). Em 2013, o Clementino Fraga inaugurou em seu anexo o primeiro ambulatório de saúde para travestis e transexuais do Nordeste,que presta atendimento em endocrinologia, ginecologia, psicoterapia, psicologia, nutrição e fonoaudiologia. Em 2014 será implantado cirurgia plástica facial (limpodistrofia) e outras especialidades.
Outro serviço importante é a Assistência Domiciliar Terapêutica (ADT), que consiste em um serviço de assistência hospitalar aos portadores de HIV/Aids e na desospitalização do paciente, onde uma equipe multidisciplinar acompanha o tratamento do paciente em sua residência.
Ações Sociais – O Hospital Clementino Fraga, em parceria com algumas ONGs, promove encontros com os pacientes, familiares, profissionais e membros da sociedade através do “Grupo de Autoajuda em Hanseníase”.
A instituição ainda conta com uma brinquedoteca, que busca oferecer às crianças a oportunidade de praticar atividades lúdicas. “É uma importante ferramenta para auxiliar no trabalho com crianças soropositivas”, comentou Adriana Teixeira.
O Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga, localizado no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, é referência no tratamento das doenças sexualmente transmissíveis no Estado e por isso organiza intervenções educativas durante festas populares, sobretudo no Carnaval.
Inicialmente denominado “Sanatório Clementino Fraga”, o complexo iniciou suas atividades no ano de 1959, sob administração do Ministério da Saúde, tendo como alvo o Programa Nacional de Tuberculose. Após reformas, o Clementino Fraga passou a ser referência estadual no tratamento de portadores de HIV/AIDS, tuberculose, hepatites virais, dengue e hanseníase.
Secom-PB
BORGES NETO LUCENA INFORMA
0 Comentários