É que chegaram na manhã deste sábado (1), na Capital paraibana, os primeiros trens do sistema de Veículos Leves (VLT) sobre trilhos (VLT). Ao todos são três vagões que tem a capacidade de transportar 600 pessoas quando estiverem em funcionamento.
De acordo com o diretor da Companhia Brasiliera de Trens Urbanos (CBTU), na Capital, Wagner Macedo, a ideia é colocar uma composição para rodar em um horário de menso movimento. No entanto, o equipamento só estarão instalados de forma definitiva em 2015, conforme informou a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
“É uma composição pequena que leva 600 pessoas. Então a gente está com a idéia de colocar essa composição para fazer alguns horários na nossa grade horária. Acho que nos próximos 30 dias a gente já tenha condição de colocar esses veículos para fazer alguma viagem durante o dia”, afirmou Macedo.
De acordo com Wagner Macedo os VLTs irão funcionar no mesmo trecho onde funcionam os vagões antigos da CBTU, fazendo o trajeto Cabedelo/Santa Rita, na Região. Wagner Macedo distacou ainda que o projeto também contempla a reforma da via para comportar os novos equipamentos. Ele acredita que funcionando em sua plenitude, o tempo de viagem seja diminuido. "O intervalo entre um trem e outro que é algo em torno de 50 minutos pode cair apra 15 minutos", avaliou.
Os equipamentos, adquiridos pelo Ministério das Cidades, saíram da empresa responsável pela fabricação em Barbalha (CE) na quarta-feira (29) e foram transportados em caminhões por quatro dias.
Foram investidos R$ 70 milhões na compra dos novos transportes. O primeiro VLT ficará acomodado na linha próxima ao Moinho de Cabedelo, onde os técnicos já começam a trabalhar para a montagem e preparação do sistema. A previsão é que um VLT seja entregue a cada dois meses, até que os oito desembarquem na Capital.
Macedo destacou o empenho do ex-ministro das cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), para que os equipamentos contemplassem à Paraíba.
“Foi fruto do trabalho do paraibano Aguinaldo Ribeiro quando ele estava no Ministério das Cidades”, garantiu.
Roberto Targino
BORGES NETO LUCENA INFORMA
0 Comentários