Semam fecha o ano com mais de 42 mil mudas plantadas e distribuídas

O Viveiro Municipal de Plantas Nativas distribuiu e plantou mais de 42 mil mudas de árvores nativas em João Pessoa durante o ano de 2014. O Viveiro, ligado à Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal e João Pessoa (PMJP), é responsável pela arborização urbana e recuperação de áreas degradadas da cidade.

A secretária de Meio Ambiente, Daniella Bandeira aproveitou a divulgação do balanço para reiterar o compromisso da Prefeitura em preservar e recuperar o patrimônio ambiental da cidade. “Estamos fechando o ano com mais de 42 mil mudas de árvores plantadas e distribuídas com a população. E ainda atuamos como referência para as prefeituras da Paraíba e dos estados vizinhos, que mandam representantes para o Viveiro Municipal em busca de informações sobre o nosso modelo de plantio urbano. Isso demonstra nossa força como uma cidade que busca o desenvolvimento com sustentabilidade”, concluiu.

Localizado em uma área verde, no Valentina Figueiredo, o Viveiro conta hoje com o trabalho de vinte profissionais, entre jardineiros, técnicos e engenheiro agrônomo. As equipes são responsáveis pela coleta, beneficiamento das sementes, produção e manutenção das mudas, distribuição e plantio.

Segundo informações do engenheiro agrônomo Anderson Fontes, chefe da Divisão e Arborização (Divar) da Semam, o plantio urbano contribui para a saúde da cidade. “Onde tem árvore as temperaturas são mais amenas, os rios e a fauna local se mantém preservados, criando um ciclo que beneficia a todos”, comenta.

Em 2014, foram distribuídas mais de 15 mil mudas para escolas, organizações não governamentais, Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) e prefeituras. Para pessoas físicas foram distribuídas mais de oito mil, ultrapassando 24 mil.

Em áreas degradadas e de preservação foram replantadas 15.280 mudas, numa ação do programa João Pessoa Carbono Zero. Receberam mudas de árvores nativas áreas verdes de Gramame e Valentina Figueiredo, Parque Jacarapé e ainda o entorno da Mata do Buraquinho, no lado que dá acesso à BR 230. Os canteiros centrais, praças e calçadas de logradouros públicos receberam 2.500 mudas.

Este ano o Viveiro Municipal recebeu a visita de estudantes, representantes de organizações não governamentais, universidades e de prefeituras da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
Assessoria 

BORGES NETO LUCENA INFOMA

Postar um comentário

0 Comentários