O governador do Estado, Ricardo Coutinho, anunciou durante reunião com secretários da área da saúde, segurança, articulação política e comunicação institucional no Palácio da Redenção, na tarde desta segunda-feira (7), que viaja para Brasília, para participar de uma reunião dos governadores de todo o país, convocada pela presidente Dilma Rousseff. A reunião será nesta terça-feira (8) e será realizada para discutir medidas de enfrentamento ao mosquito aedes aegypti.
O mosquito é o vetor causador de doenças como a dengue, a Chikungunya e ainda a Zika. O governador disse que o Estado está tirando recursos de onde não tem para oferecer aos municípios ajuda nessa luta contra o mosquito. “Nós temos veneno contra o aedes aegypti, temos os agentes de saúde, mas o que precisamos também é de mobilização social. Devemos afastar o pânico das pessoas, já que estão espalhando boatos de que as UTIs estão lotadas de crianças. Lembramos que as informações que valem são as do município, a do poder público”, afirmou Ricardo Coutinho, acrescentando que já convocou o Corpo de Bombeiros e ainda vai se reunir com representantes do Exército para ajudarem no combate ao mosquito.
As medidas emergenciais definidas serão anunciadas esta semana, até a próxima sexta-feira, e contará com contratações de agentes de saúde e ainda outras definições que ajudarão a combater focos do mosquito espalhados pelo Estado.
“É fundamental compatibilizar as coisas, não adianta um Estado ir para um canto e a política nacional ir para o outro. O esforço vai ser grande em acordar a sociedade, ninguém ache que combater o mosquito é uma tarefa simples, o controle desse tipo de problema é dos municípios, com os agentes de saúde. Mas o Governo do Estado está presente e atento, eu vou cobrar empenho dos municípios e dos secretários de saúde, para que de forma integrada possamos dar uma resposta eficaz à sociedade”, afirmou, acrescentanto ainda a necessidade da mobilização de toda a população para eliminar os focos e combater o mosquito, começando pelas casas de cada paraibano.
0 Comentários