Após a votação pela cassação do mandato de Eduardo Cunha (PMDB) ontem, parte da bancada paraibana na Câmara Federal enviou, através de suas assessorias de imprensa, as suas opinião sobre a trajetória do político. Confira os textos na íntegra:
Benjamin disse que Eduardo Cunha é fruto da rede de corrupção do Governo do PT
O deputado federal Benjamin Maranhão (SD) afirmou que por coerência votou pela cassação de Eduardo Cunha (PMDB). “Votei pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT) e por coerência votei pela cassação de Cunha, pois um caso não está dissociado do outro. Estamos falando de um Governo corrupto e de um deputado que se corrompeu”, comentou, acrescentando que Cunha também é fruto da rede de corrupção do governo petista.
Benjamin já havia se posicionado a favor da cassação de Cunha, pois segue o entendimento do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Federal, que apontou a prática de atos incompatíveis com a atividade parlamentar. O parecer do deputado Marcos Rogério (DEM-RO) pela cassação do mandato de Cunha foi aprovado no Conselho por 11 votos a 9.
O Plenário da Câmara dos Deputados cassou na última segunda-feira (12), por 450 votos a 10, o mandato do deputado afastado Eduardo Cunha, acusado de ter mentido em depoimento espontâneo à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, em maio de 2015, quando disse não ter contas no exterior.
Luiz Couto vota pela cassação de Cunha e espera que ele não caia sozinho
O deputado federal Luiz Couto (PT-PB) votou na noite desta segunda-feira, 12, pela cassação do mandato do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que perdeu o mandato e ficou inelegível por oito anos acusado de ter mentido ao afirmar que não possuía contas no exterior em depoimento na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras no ano passado. Ontem à tarde, Couto havia feito um pronunciamento defendendo a cassação de Cunha, apelidado por ele de "usurpador da democracia".
O paraibano acredita que o julgamento foi tardio e acrescentou esperar que a queda de Cunha não seja um fato isolado: "Por crer na justiça, gostaria de pedir apenas uma coisa ao Deputado Eduardo Cunha, que é: Por favor, não caia sozinho; fale para o Brasil quem são os Deputados que V.Exa. citou que iria levar junto, caso caísse. Esta é a oportunidade de mostrar para o Brasil quem são e o que fizerampara desmontar parte da política brasileira e para fazer o afastamento da nossa Presidenta Dilma".
Luiz Couto ainda registrou em seu pronunciamento um artigo do jornalista Emir Sader: "Golpistas governam para o mercado, não para o Brasil" e outro, do Jornal Contraponto, da Paraíba, escrito por Sebastião de Oliveira Costa, sobre as manifestações contra Michel Temer e a ação da polícia, orientada a prender os participantes do protesto sem haver argumentação nenhuma.
Pedro vota pela cassação do mandato de Eduardo Cunha e diz que Parlamento tem que dar exemplo
O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) votou nesta segunda-feira (12) pela cassação do mandato do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por quebra de decoro parlamentar. O processo contra o peemedebista foi aberto após ter dito que não possuía contas bancárias secretas na Suíça. Para Pedro, o Parlamento tem que dar exemplo de transparência.
“Está provado que o deputado Eduardo Cunha tem contas no exterior. Vivemos uma mudança que não tolera mais o antigo jeitinho. Mentiu na CPI, deve ser cassado”, disse o deputado.
Pedro chegou a fazer um discurso na Câmara pelo afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara. O parlamentar paraibano pediu que Cunha deixasse a presidência para que outro deputado, com isenção, pudesse comandar os trabalhos.
O deputado lembrou ainda que o apoio do PSDB a eleição do novo presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) passou pela condição de que o processo de cassação de Eduardo Cunha não fosse engavetado.
Redação com Assessorias
BORGES NETO - LUCENA INFORMA
0 Comentários