Puigdemont chega a Copenhague apesar de ameaça da Espanha de pedir sua prisão

ex-presidente da Catalunha Carles Puigdemont chegou nesta segunda-feira (22) a Copenhague, vindo da Bélgica, apesar da ameaça das autoridades de Madri de emitir um mandado europeu de prisão.
O líder separatista chegou às 8h30 (5h30, horário de Brasília) ao aeroporto de Kastrup-Copenhague, sem dar declarações. Na capital dinamarquesa, Puigdemont deve participar de um colóquio sobre a Catalunha e a Europa às 14h locais (11h, em Brasília).
No domingo (21), a promotoria espanhola afirmou que pediria "imediatamente" a ativação da ordem europeia de detenção contra o ex-presidente regional da Catalunha viajasse até a Dinamarca. Citando fontes, a France Presse e Efe afirmaram que a Espanha já fez esse pedido.
Puigdemont, que foi destituído pelo governo espanhol, está na Bélgica há três meses. Ele deixou a Catalunha, junto com quatro conselheiros de seu Governo, para evitar comparecer perante a Justiça espanhola que o acusa dos supostos crimes de rebelião, secessão e malversação de cargos públicos, ao ter liderado o processo separatista que terminou com a declaração unilateral de independência em 27 de outubro.
Em 5 de dezembro, o juiz espanhol Plablo Llarena decidiu retirar as ordens europeias de detenção ditadas contra Puigdemont e os quatro ex-conselheiros envolvidos pelo processo independentista que estão com ele em Bruxelas, mas manteve a advertência de detê-los assim que entrarem na Espanha.
Llarena considerou que deveriam ser retiradas as ordens europeias emitidas contra eles pela Audiência Nacional porque poderiam condicionar a evolução da investigação e os possíveis delitos pelos quais possam ser processados.
G1

Postar um comentário

0 Comentários