Terremotos em Papua Nova Guiné deixam dezenas de mortos e centenas de feridos

Pelo menos 31 pessoas morreram em Papua Nova Guiné e cerca de 300 ficaram feridas por causa de avalanches provocadas por vários terremotos, entre eles um de magnitude 7,5, nesta segunda-feira (26).
O administrador da região de Terras Altas, William Bando, afirmou ao jornal local "The Post Courier" que pelo menos 13 pessoas morreram em Mendi, capital da província das Terras Altas, e outras 18 nos distritos de Kutuku e Bosave.
O número de mortos e feridos, no entanto, não é definitivo e pode aumentar.
Uma equipe do governo sobrevoará nesta terça (27) a região para conhecer melhor o impacto do desastre natural.
Nas zonas mais afetadas, o serviço de energia elétrica e comunicações telefônicas não estão disponíveis e também houve danos consideráveis nas propriedades e infraestrutura.
A polícia adverte que até 400 mil pessoas de quatro províncias foram afetadas pelo terremoto, que surpreendeu a região na última madrugada.
O terremoto de magnitude 7,5 foi registrado a uma profundidade de 35 km, com epicentro a cerca de 90 km ao sul de Porgera, na província de Enga, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês).
Após o tremor, aconteceram várias réplicas de até 6 de magnitude.
O terremoto forçou a paralisação dos trabalhos na mina Ok Tedi e em uma fábrica da ExxonMobil, como medida de precaução para avaliar os possíveis danos nas instalações.
G1 

Postar um comentário

0 Comentários