O “rei do pop”, que morreu em 2009, impera atual, influente e onipresente para antigas e novas gerações. Pergunte a Drake, Justin Bieber, Justin Timberlake, Ed Sheeran, Beyoncé e Adele. No pop, não há quem não se diga fã ou minimamente influenciado pelo cantor, que nesta quarta (29) completaria 60 anos.
Para celebrar data, lembramos o que de melhor Michael nos legou, a música, cujas qualidades vão milhas além dos seus hits mais conhecidos. Há diversas pérolas deliciosamente escondidas em sua discografia de mais de quatro décadas. Ainda é tempo de (re)redescobrir Michael Jackson.
Escute abaixo seis dessas faixas.
"How Funky Is your Chicken" (1971)
Foi lançada em “Third”, terceiro disco do então ascendente Jackson Five. É “funkão” de primeira linha, com vocais divididos entre Michael, Jermaine e Jackie Jackson.
"Things I Do for You" (1978)
Está no ótimo “Destiny”, dos Jacksons, fase marcada pelo declínio comercial do grupo. Excelente prévia da pegada funk-disco que seria explorada à exaustão em “Off the Wall”.
"Get on the Floor" (1979)
Quarta faixa de “Off the Wall”, que muitos críticos consideram o melhor disco da carreira de Michael Jackson. Desafio: tente resistir inerte aos “slaps” do baixista Louis Johnson.
“P.Y.T. (Pretty Young Thing)" (1982)
Chegou a sair como single de “Thriller”, mas não recebeu a devida atenção. Praticamente “inventou” a sonoridade do Daft Punk misturando groove, guitarras e backing vocals processados no refrão.
"Just Good Friends" (1987)
As lendas Michael Jackson e Stevie Wonder já gravaram juntas, e mais de uma vez. Esta foi lançada no álbum “Bad” e é a única faixa do disco a não sair como single. Merecia.
"(I Can't Make It) Another Day" (2010)
A parceria com Lenny Kravitz mescla riffs e arranjo eletrônico, típicos do estilo MJ dos anos 1990. Está no álbum póstumo “Michael”. Ou seja, pode ser que o vocal aqui não tenha sido gravado por Michael Jackson, mas por imitador. A música é ótima mesmo assim.
UOL