Um grupo de 31 turistas brasileiros, que estava no Monte Roraima na Venezuela, atravessou a fronteira para o Brasil após negociação conduzida pelo Itamaraty na noite desse domingo (24).
A divisa entre os dois países está fechada por ordem de Nicolás Maduro e somente a passagem de ambulâncias tem sido liberada. O Monte Roraima é o principal destino na região para quem busca turismo de aventura.
Os turistas entraram no Brasil, por Pacaraima, em caminhonetes. Segundo eles, antes de serem liberados, todos passaram por uma inspeção na Guarda Nacional Bolivariana.
O casal de turistas Dan Mairosi e Patrícia Oliveira disse ter passado horas ouvindo tiros quando ainda estava em Santa Elena, cidade venezuelana a 17 km de Pacaraima. Os dois viajam pelo Brasil desde junho do ano passado.
"A estrada estava bloqueada, tinha uma barreira de civis, todos encapuzados e com coquetel molotov", contou Mairosi.
“Chegamos na hora do almoço, bem no momento de conflito. Então, conseguimos ouvir tiros, ver fumaça, muita gente carregando gasolina em motos, e barricadas de pessoas com facões”, relatou Patrícia.
Nesse grupo tinha a brasileira Maria Evalda, que havia entrado na Venezuela para fazer cirurgia. Ela contou que a hora mais tensa do retorno ao Brasil foi quanto teve de passar pela revista dos guardas venezuelanos.
"Cheguei no meio daqueles guardas ali e falei 'Deus é maior’. Rezei o ‘Pai Nosso’ umas seis vezes. Fui pedindo força de Deus [antes de passar pela fronteira para o Brasil]", disse ela, aliviada por ter conseguido retornar.
No Brasil os turistas foram recebidos pelo Exército, que fez inspeção médica e deu comida a todos eles.
A Venezuela fechou a fronteira com o Brasil na quinta (21) para impedir a entrada no país da ajuda humanitária. Desde então, foram registrados conflitos em cidades venezuelanas e na linha de fronteira entre os dois países.
CLICKPB
BORGES NETO LUCENA INFORMA