Confrontos na Líbia deixam 47 mortos e 181 feridos, diz ONU


Os conflitos na capital da Líbia, Trípoli, deixaram 47 mortos e 181 feridos, informou nesta terça (9) a Organização das Nações Unidas (ONU). Os embates na cidade já duram pelo menos três dias. Na segunda-feira, forças do leste do país atingiram o aeroporto de Trípoli com ataques aéreos, e, em seguida, ele foi fechado pelas autoridades do governo local.
Os números apontados pela ONU são mais altos que os anteriores. Segundo o comunicado da entidade, a quantidade parece se referir, na maior parte, de combatentes, mas também inclui alguns civis e dois médicos, afirma a agência de notícias Reuters. A Organização Mundial de Saúde (OMS), órgão de saúde da ONU, informou que o novo levantamento foi constatado por estabelecimentos locais.
Conflitos na Líbia já têm 47 mortos e 181 feridos, segundo a ONU. — Foto: Igor Estrella e Juliane Monteiro/G1Conflitos na Líbia já têm 47 mortos e 181 feridos, segundo a ONU. — Foto: Igor Estrella e Juliane Monteiro/G1=Conflitos na Líbia já têm 47 mortos e 181 feridos, segundo a ONU. — Foto: Igor Estrella e Juliane Monteiro/G1
O país passa por confrontos entre o governo internacionalmente reconhecido, sediado em Trípoli, e o Exército Nacional Líbio (LNA), que tomou o leste do país, com lideranças estabelecidas na cidade de Bengazi. Comandado pelo ex-general Khalifa Haftar, o LNA lançou, na semana passada, um avanço sobre a capital.
Também nesta terça (9), a Reuters informou que um grupo leal ao Estado Islâmico matou três pessoas e sequestrou outra na cidade de Fuqaha, região central da Líbia, a cerca de 830km de Trípoli. A cidade é controlada por combatentes leais a Haftar, diz a agência.
G1 

BORGES NETO LUCENA INFORMA