A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, apresentou nesta terça-feira (21) uma nova proposta para o Brexit a ser submetida pelo Parlamento. Entre os itens, a premiê propõe que os parlamentares votem – após a aprovação da íntegra do texto – se o documento final deverá ou não passar por um segundo referendo.
May já se declarou contrária a um novo referendo, mas agora pôs essa possibilidade em pauta. Ela disse ter escutado “atentamente aqueles que têm defendido um segundo referendo” e que reconhece os sentimentos “genuínos e sinceros” da Câmara sobre a questão.
Uma proposta de novo referendo para ratificar o que for aprovado pelo Parlamento já foi rejeitada, no entanto, em uma votação em março.
Desta vez, May considera a nova proposta de acordo uma "última chance" para evitar que o Reino Unido deixe a União Europeia de maneira desordenada.
Será a quarta tentativa de Theresa May em ratificar no Parlamento um acordo sobre o Brexit. Os parlamentares já rejeitaram propostas anteriores em três ocasiões.
O novo acordo que May apresentou inclui uma união aduaneira temporária com a UE, até as próximas eleições gerais no Reino Unido, bem como garantias para manter os direitos trabalhistas e os padrões ambientais.
G1
BORGES NETO LUCENA INFORMA
0 Comentários