O Centro Cultural Casa da Pólvora ,recebe a exposição “Visões de outrora”, que reúne parte da produção poética do paraibano Américo Falcão.
A exposição resgata a história literária paraibana através de poemas, intervenções cênicas e palestras com temáticas literárias e surgiu após estudantes perceberem que o povo de Lucena não conhecia a obra de seu conterrâneo, Américo Falcão (1880-1942). O escritor exaltava em seus escritos a sua terra natal.
Américo Augusto de Souza Falcão, representante do Romantismo na Paraíba, é considerado o poeta do mar, o cantor das praias. Herdou o lirismo extravagante da escola de Castro Alves, com influencias do Parnasianismo. Publicou “Auras Parahybanas” (1879), “Praias” (1909), “Náufragos” (1914), “Visões de Outrora” (1924), “A Rosa de Alençon” (1926) e “Soluços de Realejos” (1934).
A abertura contou com a presença da Secretária de Desenvolvimento Social Ana Maria Mendonça, a historiadora Martha Falcão, o ex prefeito de Lucena Cezar de Giba, amigos e apreciadores da obra do poeta. A exposição é complementada com declamações de poemas de alunos da rede pública e privada e palestra de Martha Falcão.
De acordo com a curadora Denise Salles A Exposição "Visão de Outrora "ficará em destaque até o dia 18/07 com entrada gratuita.
Borges Neto Lucena Informa
0 Comentários