CMJP: metade dos Projetos de Lei vetados é inconstitucional

No primeiro semestre deste ano, vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa produziram 191 projetos de lei e 48 foram vetados pelo Executivo Municipal. Os dados são do Sistema de Apoio do Processo Administrativo (SAPL).
O número representa 25% das propostas apresentadas pelos parlamentares e quase a metade dos vetos se refere a textos que não estão de acordo com a Constituição Federal, enquanto alguns foram barrados por serem classificados como ‘vício de iniciativa’ – quando o PL é criado pelo Poder que não possui competência legal para fazê-lo.
Entre os projetos barrados está o do vereador Milanez Neto, líder do governo, que previa a realização de exames necessários ao diagnóstico das neoplasias malignas, desde que haja suspeita médica específica. Um PL que determinava a afixação do comprovante de capacitação profissional de tosador e banhista nos pets shops de João Pessoa também foi vetado e em sua justificativa, o prefeito alegou que o município não tem ‘competência legislativa’ para a matéria, não pode definir requisitos de profissões e nem exigir a qualificação do profissional por meio de cursos.
Dos 191 vetos, sete são parciais e 41 totais. Nesse mesmo período, 7.491 matérias legislativas foram produzidas, incluindo medidas provisórias, indicações, projetos de lei complementar, requerimentos, recursos e projetos de resolução.
MaisPB







BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários