Estátua de Jackson do Pandeiro é retirada da praça Rio Branco para ser restaurada


Após ser alvo de diversos ataques de vândalos, que furtaram a perna e o banco do monumento Jackson do Pandeiro, na última quinta-feira, o secretário da Coordenação de Patrimônio Cultural (Copac), Cássio Andrade informou com exclusividade ao Portal ClickPB, que para evitar novos furtos, o órgão retirou a estátua do local nesta terça-feira (22). Segundo ele, a ação foi motivada para tentar recuperar o que restou do monumento de bronze, instalado no local desde 2011. 
A obra passará por um processo de restauração, ainda sem previsão de início. "Iremos reivindicar um processo administrativo de contratação da empresa que fará a restauração', explicou. A obra leva a assinatura do artista pernambucano, radicado na Paraíba, Jurandi, que também é o criador da escultura em homenagem ao compositor Livardo Alves, que fica no porto de Cem Réis e que também foi alvo de vandalismo. "Os criminosos levaram os óculos da estátua e só não levaram mais coisa por que o local é muito movimentado", explicou. 

Ainda segundo ele, está sendo feito um projeto licitatório pela Secretaria de Planejamento (Seplan) para que seja levantado o valor do monumento e os custos da restauração. "Está faltando o projeto básico de restauração. Após ser apresentado, ele vai para cotação e depois o processo licitatório será iniciado para a contratação da empresa que ficará responsável pela restauração", esclareceu. 
O secretário disse que ainda foi feito um levantamento das imagens do circuito de câmeras da Semob-JP para tentar identificar os suspeitos. "Primeiro nós tentamos identificar os suspeitos, mas as câmeras do local não registram as ações dos vândalos. Foi feito um relatório de danos e foi prestado um Boletim de Ocorrência", disse Cássio ao reforçar que a Polícia está investigando o caso. 
Saiba mais sobre esse caso na matéria a seguir:

Postar um comentário

0 Comentários