Paraíba registra 610 casos de sífilis em grávidas durante 2019

A Paraíba já registrou esse ano 610 casos de sífilis em gestantes e 266 casos em que a doença foi transmitida  para o feto através das placenta. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde.
No sentido de conter a doença e em alusão ao ‘Dia Nacional de Combate à Sífilis’ comemorado  neste sábado (19), a SES em parceria com a Secretaria Municipal de João Pessoa, está promovendo várias ações de prevenção na Capital.
Uma delas foi realizada nesta sexta-feira (18), na Rua da Areia, no Centro da cidade. Prostitutas tiveram a oportunidade de fazer teste rápido da sífilis, além de fluido oral de HIV; tomar vacinas contra tétano e hepatite B e receberam preservativos junto com informações sobre a doença.
Juciene Araújo, de 38 anos, passou por todos os serviços. “Esta ação é maravilhosa. Como a gente trabalha até tarde da noite, é muito difícil ir à Unidade de Saúde da Família durante o dia, fazer tudo isso que tem aqui. Dessa forma, a saúde vem até a gente”, disse, elogiando a ação.
O evento também chamou a atenção dos homens. O pedreiro Manoel Bonfim foi o primeiro a chegar e, mesmo tendo feito os dois testes e tomado as duas vacinas, ficou curioso para saber o que é a doença.
“Sífilis é uma infecção geralmente transmitida pelo contato sexual, que começa como uma ferida indolor na genitália, no reto ou na boca. O tratamento é feito com auxílio médico e resolve-se em dias ou semanas. Sempre requer exames laboratoriais ou de imagem. A única forma de prevenção é o uso de preservativos”, explicou pela chefe do Núcleo de IST/Aids, da SES, Joanna Ramalho
Para a assistente social, Roberta Cabral, da Sessão Municipal de IST/Aids, da Secretaria de Saúde Municipal, atender as prostitutas no local onde trabalham teve um grande diferencial.
“A gente sai da zona de conforto e sente a realidade dentro do território da população assistida. Sem contar que estas mulheres são extremamente vulneráveis e necessitam de uma atenção especial à saúde”, pontuou.
Programação alusiva ao Dia D de Sífilis
Dia 21 – Seminário do selo Unicef e atualização do manejo clínico para médicos e enfermeiros da Maternidade Frei Damião
Dia 30 – Atualização do manejo clínico para médicos e enfermeiros da Maternidade Cândida Vargas
MaisPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários