PMJP amplia rede bilíngue na educação infantil

Um dia antes da abertura do ano letivo 2020 nas creches e escolas da rede, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou a implantação do ensino bilíngue em mais duas escolas da Capital. Na manhã desta segunda-feira (3), ele visitou a Escola Municipal Radegundis Feitosa, no José Américo, uma das escolas que passa a contar este ano com esta modalidade de ensino. Além dela, a Escola Municipal Bartolomeu Gusmão, no Cristo, também contará com aulas em dois idiomas. Além do inglês, a rede passa a oferecer o ensino bilíngue também em espanhol e João Pessoa se torna a maior rede de educação bilíngue entre as capitais do Nordeste.
A atual gestão iniciou a implantação do ensino bilíngue em janeiro de 2018 na primeira escola bilíngue da Paraíba em parceria com o Consulado dos Estados Unidos. Localizada no bairro Alto do Mateus, a Escola Municipal Dom José Maria Pires funciona em tempo integral, oferecendo aulas em português e inglês de forma interdisciplinar, envolvendo ainda aulas de matemática, geografia e história e em laboratórios de ciências e informática.
Agora, consolidando o projeto inovador em se tratando de escolas públicas na Paraíba, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) expande o ensino bilíngue para mais duas unidades da rede. O projeto terá início com os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental I (alfabetização) e vai se expandindo de forma gradual para que atenda a todos os alunos em cinco anos. Ou seja, a cada ano, a turma que avança uma série, segue com o ensino bilíngue e a nova turma de 1° ano começa as aulas no novo idioma.
De acordo com o planejamento da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec), as crianças terão 1h30 de aulas de segunda a sexta-feira, no novo idioma, nas diversas disciplinas. As duas unidades oferecem aulas em tempo integral. Na Escola Municipal Radegundes Feitosa, o ensino será do espanhol e na Escola Municipal Bartolomeu Gusmão, as crianças aprenderão o idioma inglês.
“O ensino bilíngue já é uma realidade na educação pública de João Pessoa e cada vez mais vamos expandindo para que todos os alunos da rede sejam contemplados. Este avanço pedagógico é fruto de um planejamento da nossa gestão e do nosso objetivo de preparar o futuro de nossas crianças com as melhores condições e capacidade de competir de igual para igual com as crianças da rede privada. O domínio de dois idiomas abrirá muitas portas para eles e, com certeza, João Pessoa sai na frente com mais esta experiência”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.
Ano letivo 2020 – Nesta terça-feira (4), o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entrega o novo padrão da Escola Municipal Francisca Moura, no bairro Mandacaru. A unidade foi complemente requalificada, em um investimento de mais de R$ 1,5 milhão, recebendo climatização em todos os ambientes, iluminação de LED e um ginásio de esportes. A solenidade acontece a partir das 9h, quando será aberto oficialmente o ano letivo 2020 para aproximadamente 65 mil alunos, entre bebês, crianças e adolescentes, matriculados nas 89 creches e 98 escolas da rede municipal de ensino.
MaisPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA