Cannabis medicinal: deputado elogia pioneirismo da Paraíba e fala de marco regulatório

utado federal, Luciano Ducci (PSB-PR) juntamente com mais dois membros da Comissão Especial da Câmara dos Deputados para regulamentação de medicamentos formulados com cannabis visitaram na manhã desta segunda-feira (2) Abrace Esperança, a única associação do país com autorização judicial para cultivar maconha para fins medicinais, em João Pessoa.
Em entrevista ao programa Rádio Verdade da Arapuan FM, o deputado afirmou que a Abrace é uma iniciativa muito positiva e deixou claro que a Comissão não está discutindo o uso recreativo da maconha, mas sim o marco regulatório para uso medicinal.
“Vamos apresentar na Câmara a regulamentação para o uso desde o plantio. Pesquisa é fundamental como é feito no Canadá e outros 50 países”, disse. O deputado falou das experiências de outros países que visitou como o Uruguai, que além do medicinal faz uso recreativo e da Colômbia que tem a premissa de regularizar os plantios do narcotráfico para regularizar os plantios.
No Brasil o processo foi iniciado por conta da demanda de pacientes e recebeu uma resposta significativa, de acordo com o deputado que destacou principalmente o uso do medicamento no tratamento de esclerose múltipla e epilepsia.
O deputado lembrou que a Anvisa não contemplou a questão do plantio no Brasil e que para produzir tem que importar quando tem plenas capacidades de fazer plantio aqui. Ele lembrou que são 4 mil pacientes cadastrados na Abrace, que é a única do Brasil com autorização judicial.
Pessoalmente, o deputado que é membro da comissão, disse que é contra o uso recreativo, e destacou que nesse momento essa discussão pode prejudicar quem mais precisa que são os pacientes do uso medicinal e industrial.
O deputado espera que a regulamentação seja aprovada até o final do ano, que já tenha passado pela Câmara, Senado e por Bolsonaro sem vetos.

Redação


BORGES NETO LUCENA INFORMA