João autoriza uso de força policial para forçar isolamento devido ao Coronavírus

Em entrevista na manhã desta sexta-feira (20), o secretário Geraldo Medeiros contou que como medida para endurecer o isolamento social da população, o governador João Azevêdo decidiu autorizar as forças policiais para que a população siga o plano de prevenção da disseminação do novo coronavírus.
A decisão, de acordo com Medeiros, foi tomada após a reunião do governador com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), de Campina Grande, Romero Rodrigues, procuradores dos dois municípios e do estado, além de integrantes do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público da Paraíba (MPPB).
O secretário contou que o objetivo da reunião foi analisar as medidas que podem ser adotadas, para promover a restrição de pessoas e fazer uma contenção social, para controlar o vírus no estado e consequentemente limitar o número de casos.
Na reunião também foi definida a formação de uma barreira sanitária na Paraíba, tanto para quem vem de outros estados, quanto para quem vem do exterior, com aferimento de temperatura corporal. A fiscalização será feita em rodovias e aeroportos.
Nos casos que a pessoa apresente algum dos sintomas, será encaminhada imediatamente para o isolamento domiciliar de pelo menos 14 dias. A barreira sanitária será feita pelos técnicos da Secretaria de Saúde e da Anvisa com apoio da Polícia Rodoviária Federal e polícias do estado.
Para os gestores, a população ainda não se deu conta da gravidade do cenário da pandemia do coronavírus. E as determinações do governo estadual visam forçar o isolamento social, tendo em vista que o fluxo de pessoas nas ruas e estabelecimentos segue gerando preocupação às autoridades.
Sendo assim, o secretário acredita que o uso das forças policiais para forçar o isolamento dentro de casa se justifica pela crescente dos casos de transmissão sustentada, que ocorre quando um paciente não sabe de quem ele pode ter recebido o vírus.
As decisões tomadas na reunião devem ser editadas em um decreto governamental, que deve ser publicado no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE) neste sábado (21). O secretário de Saúde comentou que dois pontos do documento ficaram em aberto após a reunião para serem definidos nesta sexta, mas não entrou em detalhes de quais seriam. “O governador João Azevêdo vai se pronunciar a respeito do decreto e toda população vai ter conhecimento”, completou Geraldo Medeiros.

Informações do G1




BORGES NETO LUCENA INFORMA