Luciano Cartaxo anuncia mais 10 novos leitos de UTI contra a Covid-19 na Capital; total chega a 128

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou nesta quinta-feira (30) mais 10 novos leitos de UTI no Hospital Santa Isabel, alcançando a marca de 128 alas dedicadas ao combate da Covid-19 apenas na rede municipal. O Hospital Prontovida terá os primeiros leitos abertos no dia 11/05. Projeções da Secretaria Municipal de Saúde apontam que o número de pessoas que não resistiram ao vírus seria seis vezes maior sem o distanciamento social. A demanda por UTIs seria 139% superior.
Rede de saúde – Com a ampliação de mais 10 novos leitos de UTI que entram em funcionamento a partir de hoje no Hospital Santa Isabel, a cidade de João Pessoa conta com uma rede formada por 128 leitos para atendimento ao novo Coronavírus. Além de outras ampliações previstas na rede hospitalar, o número de leitos para atendimento à Covid-19 deve crescer ainda mais com a entrega do Hospital ProntoVida. As obras físicas serão concluídas até o dia 5 de maio e no dia 11 os primeiros leitos já estarão à disposição da rede para receber pacientes. Na nova unidade hospitalar, serão 82 leitos de enfermaria e 32 leitos de UTI, totalizando mais 114 leitos. “Cada novo leito aberto é uma grande conquista. As dificuldades são muitas. Estamos enfrentando uma concorrência mundial por equipamentos e insumos”, disse o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio.

Projeções – Com 499 casos registrados na Capital paraibana, as projeções realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) indicam que os números poderiam ser muito maiores se as medidas de isolamento social não tivessem sido adotadas pela Prefeitura de João Pessoa antes do registro dos primeiros casos. Até hoje, morreram 32 pessoas na cidade vítimas da Covid-19, mas este número seria mais de seis vezes maior se a cidade não tivesse em isolamento. A necessidade por leitos de UTI também cresceria 139%, sobrecarregando a rede hospitalar que, até o momento, vem se preparando e tendo capacidade assistencial superior à demanda, tanto nos leitos de UTI como de enfermaria.

Assessoria


BORGES NETO LUCENA INFORMA