Acesso à Pedra de Santo Antônio fechado e Tradição de passar por baixo interrompida pela Covid-19

Tradicional ponto turístico, principalmente no dia do Santo que dá nome ao lugar, a Pedra de Santo Antônio, em Fagundes-PB, teve o acesso proibido devido à pandemia do novo coronavírus este ano. A medida foi publicada nesta sexta-feira (12) e visa evitar aglomerações na região, devido a tradição das pessoas de passar por baixo da pedra em busca de conseguir um pretendente.
De acordo com o procurador do município, Marxsuell Fernandes, existe uma preocupação com a aglomeração de pessoas que ficam no local todos os anos, em uma comemoração que já dura quase 100 anos.
Em virtude disso, uma portaria foi baixada para disciplinar a proibição com apoio da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Turismo, Guarda Municipal e Polícia Militar.
“Pedimos aos romeiros que façam de tudo para evitar a ida para lá em virtude da pandemia que se alastra pelo país e mundo”, disse.
As duas entradas que dão acesso à área (via Queimadas e via PB-100) serão interditadas impedindo a subida das pessoas. As barreiras sanitárias serão intensificadas dias 13 e 14 de Junho, em Fagundes, informando aos motoristas de veículos e a todos os transeuntes sobre o fechamento do local.
A Pedra de Santo Antônio é um ponto turístico e religioso localizado na Serra do Bodopitá, no município de Fagundes. A pedra tem seu nome em homenagem a Santo Antônio de Lisboa, conhecido como o santo casamenteiro, e é famosa pela tradição que diz que quem passar por debaixo dela três vezes, consegue pretendente a casamento no próximo ano.
Todos os anos a Pedra recebe uma multidão de visitantes para seguir a tradição e, quem sabe, conseguir um grande amor.

PARAÍBA.COM

BORGES NETO LUCENA INFORMA