Economistas criticam atitude de Bolsonaro em retomar a economia e flexibilizar medidas

O painel sobre futuro da economia no Brazil Forum UK 2020 reuniu vários economistas na segunda-feira (29), transmitido pelo YouTube. Na oportunidade, os profissionais da área econômica criticaram a atuação do presidente Jair Bolsonaro de defender a reabertura do comércio e a extinção de medidas restitivas para possibilitar a retomada da economia.
Os economistas classificaram a postura do presidente, com relação a esse tema, como “imperdoável”. Para eles, não dá, nesse momento, para escolher entre economia e saúde.
O economista e professor do King’s College London Alfredo Saad-Filho avalia que as “raízes” do impacto da pandemia no País têm relação com a desigualdade brasileira e com “o descaso deliberado do governo” ao lidar com a questão. Saad-Filho cita “a tentativa deliberada de se manter a atividade econômica a partir de um ponto de vista de que, para se manter o nível da renda, valeria a pena sacrificar vidas”.
Com um ministro interino na Saúde, o Brasil somava, até às 19h30 desta segunda, 57.658 mortes por covid-19, conforme Consórcio de imprensa. Segundo Saad-Filho, o governo brasileiro abriu mão de suas responsabilidades com a população.
Já para a ex-economista chefe da XP, Zeina Latif, “faltou articulação (do governo) com os Estados” no enfrentamento à pandemia. Zeina acredita que se nenhuma medida fosse adotada “a contaminação seria muito rápida”, com consequências duras. “Isso poderia gerar crise social, distúrbios, e de qualquer forma ia acabar impactando a economia pelas mortes, pela mão de obra que você perde, pelo caos social, pelo medo das pessoas”.

PARAÍBA.COM



BORGES NETO LUCENA INFORMA