JP alcança meta, mas secretaria apela para que crianças e grávidas busquem vacinação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe chega ao fim nesta terça-feira (30). Em João Pessoa, já foram aplicadas 231.370 doses da vacina. Ou seja, mais de 90% das 246 mil pessoas que compõem os grupos prioritários já estão imunizadas contra a doença. A mobilização teve início no dia 23 de março, com a meta de vacinar 90% do público alvo.
Porém, apesar disso, o chefe de imunizações, Fernando Virgolino, apesar do sucesso da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde faz um apelo para que gestantes e crianças que ainda não foram vacinadas, busquem imunização, pois estes foram os grupos com o percentual mais baixo, 50% cada.
De acordo com Virgolino, mesmo após o fim da campanha, a imunização continua e as pessoas dos grupos indicados podem buscar em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) das 07h às 11h e das 12h às 16h; nas policlínicas municipais das 07h às 17h e no Centro Municipal de Imunização, das 08h às 16h.
Para as pessoas com dificuldade de locomoção, um parente deve entrar em contato com sua USF de referência e agendar a vacinação em sua residência.
“Este ano, desde o início da campanha, tivemos uma procura bem maior pela vacina do que nos anos anteriores e conseguimos bater recordes de imunização. Mesmo assim, é importante que, aqueles que integram os grupos prioritários e ainda não estão imunizados, se dirijam a um dos pontos de vacinação até esta terça-feira”, destacou Fernando Virgolino, chefe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O público-alvo da campanha é formado por idosos, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas, pessoas com doenças crônicas, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade, jovens de 12 anos a 21 anos sob medida socioeducativa, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, professores de escolas públicas e privadas e adultos de 55 até 59 anos. Para ser imunizado, o usuário deve comprovar que está inserido num dos grupos prioritários no momento da imunização.
Vacina – A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos. Além disso, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Durante todas as fases da campanha, foram articuladas estratégias para levar a vacina até a população de forma segura, evitando aglomeração de pessoas e prevenindo a disseminação do coronavírus. Foi disponibilizada a vacina nos ginásios das escolas municipais, três pontos de ‘drive-thru’ distribuídos pela cidade, um ponto de vacinação exclusivo para caminhoneiros, imunização dos profissionais de saúde em seus locais de trabalho, vacinação em casa para pessoas com dificuldades de locomoção e ponto de imunização exclusivo para pessoas com deficiência.

Redação com Secom JP

PARAÍBA.COM

BORGES NETO LUCENA INFORMA