Movimento de torcedores antifascistas se espalha pelo Brasil e chega a João Pessoa

O movimento que começou com a democracia corinthiana de enfrentar os grupos com pautas fascistas na avenida Paulista, em São Paulo, ganhou força neste domingo (31) com adesão de outras torcidas como do Palmeiras e São Paulo e já começa a se espalhar para outros estados.
Coletivos antifascistas de torcedores têm se articulado para várias manifestações contra o governo Bolsonaro (sem partido) e a favor da democracia no próximo domingo (7). Os militantes de esquerda pretendem “disputar as ruas” com os apoiadores do presidente.
Manifestações puxadas ou apoiadas por esses coletivos já estão confirmadas no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e em Salvador. Em Porto Alegre, atos desse tipo têm acontecido há ao menos três semanas. Em São Paulo, o grupo “Democracia Corinthiana” e membros da “Gaviões da Fiel” ainda não definiram se estarão nas ruas no domingo. Torcidas de outros estados conversam ao longo da semana para confirmar data e local de suas manifestações.
Em João Pessoa, o grupo “Belo Antifascista” é quem está organizando o movimento, mas não há confirmação de manifestação. De acordo com a torcedora e jornalista Hevilla Wanderley, o grupo discute como fará o movimento em virtude do decreto assinado pelo governador que estipula um isolamento social mais rígido na Capital e região metropolitana.
A data foi escolhida para contrapor um grupo de bolsonaristas que tem se reunido em frente a um quartel do exército em João Pessoa para pedir intervenção militar no país.
Apesar de defender o isolamento social como forma de conter o avanço do novo coronavírus, os torcedores decidiram se inspirar nos movimentos antifascistas e protestar em favor da democracia.
Hevilla lembrou destacou que o movimento não propaga violência, mas que o “fascismo é violento”. Ela citou o movimento “300 do Brasil” que marchou com tochas em Brasília, afirmando estarem armados. “Podemos ter diálogo com quem está em cima do muro, mas com fascista não se dialoga, se combate.”
Clique aqui  para ler a matéria completa no Uol.

PARAÍBA.COM

BORGES NETO LUCENA INFORMA