Polícia Federal deflagra operações contra esquema de lavagem de dinheiro e sonegação de impostos em importações no Ceará

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17), as operações Ásia 1 e 2, que investigam crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação fiscal, associação criminosa, falsidade ideológica e descaminho supostamente praticados por empresários, consultores e despachantes aduaneiros no Ceará. Os dois inquéritos policiais distintos tiveram início a partir de investigações indicando que vários grupos empresariais estariam envolvidos nos crimes.
Em conjunto com a Receita Federal, a PF constatou um conluio entre proprietários de empresas importadoras de Fortaleza com despachantes aduaneiros e consultores em comércio exterior, em um esquema continuado de subfaturamento de mercadorias importadas e oriundas principalmente de países asiáticos, com destaque para a China.
As importações, segundo os investigadores, seriam declaradas às autoridades aduaneiras sempre em valores inferiores ao que foi pago e as diferenças de pagamento seriam direcionadas ao exterior por meio de doleiros. Com isso, milhares de reais deixaram de ser cobrados em tributos.
Na Operação Ásia 1 foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, nos municípios de Fortaleza, Eusébio e São Gonçalo do Amarante, sendo 8 nas residências das pessoas físicas investigadas e outros 7 nos endereços das empresas.
Na Ásia 2, foram cumpridos, em Fortaleza, dois mandados de prisão temporária em desfavor dos principais sócios-administradores das empresas importadoras, e 20 mandados de busca e apreensão nos endereços das pessoas jurídicas e nas residências de despachantes, também em Fortaleza e em São Gonçalo do Amarante.
Os nomes das pessoas e empresas investigadas não foram divulgados.
Mais de 130 policiais federais e 40 auditores fiscais participaram das duas operações, cujas ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Federal do Ceará.
CLICKPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA