Secretário vê boa evolução da reabertura em JP e CG, mas pede que população colabore

O boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentou uma redução no número da ocupação de UTIs na região metropolitana de João Pessoa e de Campina Grande, e o secretário Geraldo Medeiros, explicou, nesta segunda-feira (22), que isso aconteceu devido às ações do Governo em abrir UTIs para ter uma margem de segurança e o não colapso da rede.
De acordo com Medeiros, o Estado tem trabalhado para que não ocorra na Paraíba, como outros estados que colapsaram a rede e tiveram que recuar nas reaberturas. “Para que isso não ocorra, depende da educação da população”, disse.
Em relação a primeira semana após o decreto que inicia a reabertura, Medeiros apontou que está sendo feita uma avaliação interna semanalmente e externa a cada 15 dias e que no fim de semana há uma diminuição nos números de casos devido às notificações dos municípios.
“É preciso que as pessoas entendam que não é para abrir tudo e todo mundo ir para a rua como está acontecendo em vários estados e fez com que houvesse um aumento no número de casos, sobrecarregando o SUS”, disse.
O secretário destacou ainda que é preciso que as pessoas usem máscara, mantenham um distanciamento de 2 metros entre as pessoas e não produzam aglomerações. Ele destacou que já foram testados 106 mil paraibano e a previsão de testagem é de 457 mil, sendo assim, um dos estados com maior testagem. “Isso é fundamental para acompanhar a trajetória e propagação do vírus. Está previsto para chegar 70 mil testes do Governo Federal e é preciso que a população cobre da Vigilância e Saúde dos Municípios para que seja feita essa testagem ampla da população”, disse.

PARAÍBA.COM


BORGES NETO LUCENA INFORMA