Covid-19 encontra situação inédita no Brasil devido à desigualdade social acentuada, diz secretário

A Paraíba superou nessa quinta-feira (2) a marca de mil mortos por covid-19 em menos de 100 dias após o primeiro caso da doença. O Secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, afirmou que embora a taxa de letalidade da covid-19 no Estado seja uma das menores do país, a situação ainda é desafiadora, até porque a situação do vírus no país é inédita.
''Temos uma situação nova, o vírus está encontrando uma situação de desigualdade aqui que ele não tinha encontrado na Europa'', explicou Beltrammi em entrevista exclusiva ao ClickPB.
O secretário explicou que a situação do vírus é particularmente complexa nas regiões onde há uma desigualdade social mais elevada. ''Pessoas de baixa renda têm 2,5 vezes mais chances de contrair o vírus, pessoas da raça negra têm duas vezes mais chances, assim como quem mora com cinco pessoas ou mais. Pessoas que cursaram até o ensino fundamental têm 4,5 vezes mais chance de contrair o vírus'', afirmou.
Beltrammi ressaltou ainda que além do agravamento causado pela desigualdade social, outra mudança que ocorreu no Brasil é que aqui o vírus passou a acometer de forma grave pessoas mais jovens, diferente do que acontecia na Europa, onde os idosos foram mais afetados. 
''Temos pessoas de 39 a 59 anos adoecendo e precisando ir ao hospital, e precisando de internação. Essas pessoas mais jovens no Brasil cuidam muito mal da saúde. São obesos, fumam, bebem de forma exagerada, adquirem doenças como hipertensão e diabetes e ficam mais propensos a covid-19'', disse.
CLICKPB



BORGES NETO LUCENA INFORMA