Faculdades privadas da Paraíba estão prontas para retorno das aulas presenciais e manterão atividades remotas para alunos de grupos de risco

As faculdades privadas de João Pessoa já estão prontas para voltar a ter aulas presenciais e aguardam apenas autorização das autoridades do estado para isso. É o caso da Uniesp e da FPB, que já organizaram os protocolos de segurança para a retomada das aulas.
A reitora da Uniesp, Érika Marques, explicou ao ClickPB que as aulas do próximo semestre terão início no dia 17 de agosto. Se até lá já houver autorização para aulas presenciais elas serão feitas dessa forma, caso contrário, o centro universitário seguirá ofertando aulas remotas.
Érika explicou que a instituição definiu diversos protocolos de segurança e fará um treinamento com os funcionários já nesta quinta-feira (16). As entradas de cada setor terão álcool em gel à disposição e, nas salas de aula, as carteiras serão mantidas a pelo menos 1,5 m de distância umas das outras. Para isso, as turmas precisarão ser divididas em grupos menores.
As salas de aula serão higienizadas constantemente e uma vez por semana será feita uma desinfecção de todos os ambientes. A reitora também explicou que as aulas continuarão a ser transmitidas online para os alunos que forem de grupo de risco ou preferirem não comparecer presencialmente nesse primeiro momento.
A FPB elaborou um ''Manual de Retorno Seguro'', para alunos, professores e colaboradores. De acordo com o plano, todos que chegarem à instituição passarão por aferição de temperatura e caso apresentem febre serão orientados a voltar para casa ou procurar um serviço de saúde. 
Além disso, todos serão orientados a lavar as mãos assim que entrarem no campus. A instituição também terá dispensadores de álcool em gel espalhados em diversos locais e a orientação é de que as máscaras sejam trocadas a cada duas horas, como recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS). As mesas e cadeiras serão distanciadas e todo o campus passará por higienização diária. 
O manual também orienta que estudantes do grupo de risco para covid-19 permaneçam em casa, assim como os que estiverem com qualquer sintoma gripal. Para esses casos, é possível acompanhar as aulas de forma remota, pela internet.
O Centro Universitário de João Pessoa – Unipê informou ao ClickPB que segue monitorando as atualizações do plano de retomada das atividades do Estado e também acompanha como instituições de ensino ao redor do mundo estão retomando suas atividades, para seguir com o planejamento do retorno das aulas presenciais, com data ainda não definida, assegurando a saúde e a segurança de seus alunos, docentes e colaboradores. 
De acordo com a assessoria de comunicação da instituição, independe do retorno presencial ser autorizado, as aulas do segundo semestre, mesmo que remotas, iniciarão no dia 12 de agosto.
CLICKPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA