Os Crimes contra Instituições Bancárias (Ciban) tiveram uma queda de 53% nos primeiros seis meses deste ano se comparado com o mesmo período do ano passado. Foram 19 ocorrências de janeiro a junho do ano passado contra nove no mesmo período de 2020. Os Crimes Violentos Patrimoniais também tiveram redução na Paraíba. Os dados estão no relatório do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) são o resultado de 3 mil operações de prevenção e repressão qualificadas.
Os Crimes Violentos Patrimoniais também tiveram redução na Paraíba. O relatório ainda afirma que no período as ocorrências sofreram queda de 23%, sendo menos 24% de roubos a pessoa, menos 14% de roubos estabelecimentos comerciais, menos 67% de roubos a transportes coletivos e menos 2% de roubos em residências.
As ações policiais contra o porte e a posse ilegal de armas de fogo resultaram na apreensão de 1.656 espingardas, revólveres e pistolas, entre outros armamentos, de janeiro a junho deste ano. Nos mesmos meses, quase 1.300 quilos de entorpecentes foram retirados das ruas: 1.205,9 quilos de maconha, 39,4 quilos de crack e 46,5 quilos de cocaína, que deixaram de ser comercializados na Paraíba.
Já as operações realizadas resultaram em 8.223 prisões em território paraibano no 1º semestre deste ano. Dessas, 1.225 se caracterizam de interesse estratégico, abrangendo cumprimento de mandados de prisão, prisões de acusados de roubos em geral, roubos de carros, roubos a banco e assassinatos.
Redação/Arapuan Verdade
BORGES NETO LUCENA INFORMA