PBGás retoma atividades presenciais de forma gradual a partir desta segunda-feira

A Companhia Paraibana de Gás (PBGás) retorna as atividades na sede da companhia e no escritório de Campina Grande, a partir desta segunda-feira (6), de uma forma gradual em decorrência da pandemia do Covid-19. O plano foi apresentado durante videoconferência, com a participação dos 73 colaboradores da PBGÁS e da médica do Trabalho,  Monica Castro, na última quarta-feira (1º).
O plano, apresentado pela gerente de Recursos Humanos da PBGás, Adriana do Egito, prevê que a 1ª fase de retomada será feita de forma gradual com 28% da força de trabalho, após a testagem de todos os colaboradores que voltarão nesta fase, além da equipe de campo que realiza os atendimentos externos. O plano foi elaborado seguindo todos os protocolos em saúde e respeitando os decretos estaduais e dos municípios. 
Os atendimentos presenciais continuam suspensos, e pode ser realizado pelo SAC da companhia no 0800 281 0197.   
Dentre as medidas que estão sendo tomadas está a higienização dos locais de trabalho e veículos, distanciamento de dois metros entre os empregados ao ocuparem as estações de trabalho, uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel na entrada e pontos estratégicos, verificação da temperatura e colocação de tapete sanitizante na entrada e monitoramento do estado de saúde dos funcionários pela equipe de Segurança, Meio Ambiente e Saúde e pela médica do Trabalho, Mônica Castro.   
Para minimizar o risco de contágio, o expediente presencial também será de seis horas corridas, das 8h às 14h, continuando a turma de teletrabalho em dois expedientes, sendo das 9h às 12h e das 13h às 17h. Ainda de acordo com o plano, discutido pelo comitê e aprovado pela diretoria, os empregados pertencentes ao grupo de risco – mais de 60 anos, ou com alguma comordidade, bem como estagiários, gestantes e empregadas mães com filhos menores de 10 anos e empregados que exerçam atividades externas – continuarão temporariamente em home office levando-se em conta os critérios de flexibilização definidos no Plano de Retorno Seguro da Companhia.  
O objetivo deste retorno gradual é evitar a aglomeração e minimizar o risco de contágio, durante o expediente.  
A diretora–presidente da PBGás, Taciana Amaral, afirmou que após mais de 3 meses de trabalho remoto em decorrência da pandemia do Covid-19, a empresa toma uma decisão madura visando manter a qualidade dos serviços da companhia e, ao mesmo tempo, promover um retorno planejado e seguro para os trabalhadores da companhia e dos terceirizados. 
“Agradeço pelo empenho de todos nestes três meses em trabalho home office e desejo um retorno seguro para o nosso local de trabalho. Cada um de nós terá um papel importante tanto no ambiente de trabalho, como no trajeto até o escritório, e em nossas casas para a adaptação para uma nova realidade provocada pela pandemia do Covid-19”. completou Taciana.  
O diretor técnico comercial da PBGás, Paulo Campos, avaliou que o período em trabalho home office representou um grande desafio e aprendizado para a empresa e contou com o engajamento de todos para que a distribuição do gás canalizado, como serviço essencial para a sociedade, continuasse sendo realizada de forma plena e segura. 
“Foi uma oportunidade para revermos conceitos e práticas de trabalho importantes para a modernização da nossa companhia, como a digitalização dos processos e ampliação dos canais digitais. Os funcionários podem retornar de forma tranquila que a empresa tomou todos os cuidados para que a volta seja segura. A partir de agora todos terão um papel importante para manter o ambiente de trabalho seguro”, explicou.     
Medidas para o retorno seguro ao local de trabalho           
- Testagem de todos os colaboradores que voltarão nesta fase.
- Higienização dos locais de trabalho e veículos e limpeza obrigatória dos sapatos no tapete sanitizante. 
- Distanciamento de 2 metros entre as estações de trabalho
- Uso obrigatório das máscaras entregues pela empresa 
- Disponibilização de álcool em gel em pontos estratégicos
- Verificação da temperatura na entrada dos funcionários
- Monitoramento do estado de saúde dos funcionários.
CLICKPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA