Secretário de Saúde Geraldo Medeiros considera precipitado comemorar vacina anunciada pela Rússia

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, acredita que ainda é cedo para comemorar o anúncio de que a Rússia registrou uma vacina contra o novo coronavírus nesta terça-feira (11).
''Qualquer manifestação agora seria precipitada desde que não se conhece como foram efetivadas as fases experimentais e a segurança da mesma'', comentou o secretário.
Muitos cientistas, tanto na Rússia quanto em outros países, questionaram a decisão de registrar a vacina antes que seja completada a chamada Fase 3 do estudo - que, por norma, demora vários meses, envolve milhares de pessoas e é a única forma de provar que a vacina experimental é segura e funciona.
Nas últimas semanas, muitos cientistas expressaram preocupação com a velocidade em que estava sendo desenvolvida a vacina. A Organização Mundial da Saúde pediu "diretrizes claras" para o tratamento e o cumprimento dos protocolos e dos regulamentos em vigor. 
Apesar disso, o Governo do Paraná anunciou que vai assinar nesta quarta-feira (12) um convênio com a estatal russa para produzir a vacina Sputnik V. O acordo prevê que o Paraná poderá fazer testes, produzir e distribuir a vacina. Ainda não foi informado sobre data para início da ação justamente porque depende da liberação da Anvisa.
CLICKPB

BORGES NETO LUCENA INFORMA