Secretaria de saúde de Lucena realiza testagem para Covid 19 em gestantes.




A Secretaria de Saúde  de Lucena  através da Coordenação da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica realizou  testagem para Covid 19 em  todas as gestantes do município no total de 105.

 Devido às mudanças nos corpos e nos sistemas imunológicos, sabemos que as gestantes podem ser severamente afetadas por algumas infecções respiratórias. É importante, por isso, que elas tomem precauções para se protegerem contra a COVID-19, e relatarem possíveis sintomas (incluindo febre, tosse ou dificuldades para respirar) para seus provedores de cuidados de saúde.


As gestantes devem ter as mesmas precauções para evitar a infecção pela COVID-19 que as outras pessoas. Você pode se proteger:
  • Lavando suas mãos com álcool em gel ou água e sabão. 
  • Mantendo um espaço seguro entre você e as outras pessoas. 
  • Evitando tocar seus olhos, nariz e boca. 
  • Praticando a etiqueta respiratória. Isso significa cobrir sua boca e o nariz com seu cotovelo dobrado ou com lenço quando tossir ou espirrar. Então, descartar o lenço utilizado imediatamente. 
  • Se tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar, procure logo assistência médica. Telefone antes de ir para a unidade e siga as instruções da autoridade sanitária de Lucena. 
  • As gestantes e as puérperas - Incluindo aquelas afetadas pela COVID-19 – devem seguir com suas rotinas de acompanhamento médicos.

Na oportunidade foram realizados avaliação nutricional, saúde bucal e outros serviços relacionados a saúde. As equipes dos PSFs de Costinha, Gameleira, Fagundes, Lucena, Assentamento e Estivado Geraldo elaboraram um sistema organizacional para esse tipo de atendimento.







  
Borges Neto Lucena Informa