Fifa afasta presidente da Confederação Africana de Futebol após inquérito de ética

 

A Fifa afastou o presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Ahmad Ahmad, por cinco anos após investigação de ética. Ele pretendia concorrer a uma eleição em março. A informação é da Agência Reuters.

De acordo com a entidade, em comunicado, o Comitê de Ética independente condenou Ahmad por oferecer e aceitar presentes e outros benefícios e por apropriação indevida de fundos.

A Fifa “o puniu com um afastamento de toda atividade relacionada ao futebol (administrativa, esportiva ou qualquer outra) em nível nacional e internacional por cinco anos”. A entidade ainda o multou em 200 mil dólares. A Reuters entrou em contato com o presidente, mas Ahmad não quis comentar o caso.

Amr Fahmy, ex-secretário-geral da CAF que morreu de câncer no início do ano, foi demitido depois de fazer acusações de corrupção contra Ahmad em um documento enviado à Fifa no dia 31 de março de 2019. O documento, enviado a um comitê de investigação da Fifa e visto pela Reuters, acusou Ahmad de ordenar que seu secretário-geral depositasse propinas de 20 mil dólares em contas de presidentes de associações de futebol africanas, entre eles os de Cabo Verde e Tanzânia.

O documento também acusou Ahmad de custar à CAF outros 830 mil dólares ao encomendar equipamentos através de uma empresa intermediária francesa chamada Tactical Steel, que negou qualquer irregularidade e disse que obteve o contrato por mérito.


PARAÍBA.COM


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários