Estado de São Paulo tem mais de 13 mil pacientes internados com Covid-19, maior valor desde o início de agosto

 


O estado de São Paulo registrou nesta terça-feira (12) o número total de 13.175 pacientes internados por Covid-19 em toda rede hospitalar. O valor é o maior desde o dia 2 de agosto de 2020, quando foram contabilizadas 13.775 internações no total.

O total de pacientes internados tem se mantido acima de 10 mil desde o início de dezembro de 2020, o que pressiona o sistema de saúde e interfere no atendimento de outras doenças.

“A curva é crescente, e a situação vai piorar”, prevê o presidente do Hospital Albert Einstein, Sidney Klajner.

O número internações pela doença vêm subindo nos últimos dias no estado. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, houve aumento de 24% nas novas internações nos últimos sete dias, em comparação aos sete dias anteriores.

O estado de São Paulo vem registrando média diária de mortes por Covid-19 acima de 200 há quatro dias seguidos. O valor não ficava acima dessa marca desde o dia 16 de setembro do ano passado.

A média móvel de mortes diárias, que considera os registros dos últimos sete dias, é de 206 nesta terça-feira (12). O valor é 60% maior do que o registrado há 14 dias, o que para especialistas indica tendência de alta da epidemia. Como o cálculo da média móvel leva em conta um período maior que o registro diário, é possível medir de forma mais fidedigna a tendência da pandemia.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram contabilizadas 283 novas mortes por coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total desde o início da pandemia para 48.662. Já o total de casos confirmados da doença subiu para 1.561.844, considerando os 12.702 novos registros nas últimas 24 horas.

Os novos registros não significam, necessariamente, que as mortes e casos aconteceram de um dia para outro, mas, sim, que foram computados no sistema neste período. As notificações costumam ser menores aos finais de semana e feriados, quando as equipes de saúde trabalham em esquema de plantão.

A média móvel diária de casos é de 10.756 nesta terça. O valor é 75% maior que o registrado há 14 dias, o que para especialistas também indica tendência de alta.

A média diária de casos está acima de 10 mil há quatro dias seguidos. O último registro de média móvel acima de 10 mil casos no estado era de 18 de agosto.

Nesta sexta-feira (8), o governo de São Paulo reclassificou quatro regiões do estado para a fase laranja do plano da quarentena devido à piora de indicadores de saúde, mas alterou as regras para adotar medidas mais permissivas para as atividades econômicas nesse estágio.

Veja os novos registros no estado de SP nas últimas 24 horas:

  • 283 novas mortes
  • 12.702 novos casos

Veja o total no estado de SP desde o início da pandemia:

  • 48.662 mortes
  • 1.561.844 casos confirmados

Leitos de UTI

Nesta terça, o total de pacientes internados no estado com suspeita ou confirmação de Covid-19 é de 13.175, sendo 7.668 em enfermaria e 5.507 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Nesta segunda, a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 em toda rede de saúde, incluindo serviços particulares e públicos, é de 66,8% na Grande São Paulo e de 65,4% no estado.

Na cidade de São Paulo, grandes hospitais da rede particular, como o Albert Einstein e Sírio-Libanês, registram taxa de ocupação superior a 90%. Na rede municipal da capital, ao menos dois hospitais não têm mais leitos de enfermaria.

Os índices de ocupação variam dia a dia, e a central de regulação do estado é responsável por conseguir vagas para pacientes que estão na fila de atendimento.

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários